Como limpar pisos de madeira com acabamentos à base de água

Pin
Send
Share
Send

Um acabamento de piso de madeira à base de água pode custar um pouco mais do que um acabamento à base de óleo, mas muitos empreiteiros e proprietários preferem sua clareza e facilidade de aplicação. Em termos de durabilidade, os dois são praticamente idênticos; a mesma resina plástica acaba no chão, seja em um solvente à base de água ou de petróleo. As diretrizes que se aplicam à limpeza de um acabamento de piso de madeira à base de óleo também se aplicam à base de água.

Crédito: JackF / iStock / Getty Images Limpe os acabamentos à base de água com um pano úmido - não molhado.

Um revestimento de poliuretano ou acrílico

Depois de aplicar um acabamento à base de água no piso e a água evaporar, o filme restante é de poliuretano ou acrílico, que são plásticos. Depois que o filme é difícil, ele geralmente cura por um período de vários dias; esse é um processo químico irreversível no qual as moléculas se cruzam para formar uma superfície resistente a todos, exceto aos solventes mais ácidos ou corrosivos. As características de um acabamento à base de água não são idênticas às de um acabamento à base de óleo; por exemplo, os acabamentos à base de água não ficam amarelos, mas quando é hora de limpá-los, eles são praticamente os mesmos.

Madeira e água não se misturam

O verdadeiro perigo envolvido na limpeza de pisos de madeira é que a água usada para a limpeza pode afetar a madeira. A água pode descolorir a madeira ou inchar, e o inchaço faz com que as bordas ou os centros das tábuas se enrolem. O poliuretano e o acrílico resistem à água, mas não são completamente impermeáveis; a água parada pode infiltrar-se através de qualquer material. Mesmo que isso não aconteça, a água também pode vazar entre as pranchas. Consequentemente, os fabricantes de pisos de madeira, por unanimidade, desaconselham o uso de água em excesso para limpar seus pisos, embora você geralmente precise de um pouco.

Use o limpador certo

A proscrição contra água em excesso significa que você nunca deve molhar a esfregona no piso de madeira, mas é seguro limpá-la com um pano úmido, especialmente se você secar imediatamente depois com outro pano. Os fabricantes de pisos recomendam frequentemente uma solução de 1/2 xícara de vinagre por galão de água, que não apenas remove manchas e sujeira, mas também levanta depósitos de sal e cal. Você também pode usar um limpador comercial sem água. Evite usar sabão de óleo; deixa um filme nebuloso de óleo vegetal. Você também deve evitar produtos que contenham silicone; é muito difícil lixar o chão quando é hora de retomar e impede a aderência de um novo acabamento.

Um regime de limpeza

Seu piso de madeira permanecerá limpo se você aspirar com frequência, usando um acessório plano e à prova de arranhões, sem uma barra de batedeira, para evitar que sujeira e sujeira entrem no solo. Eventualmente, você precisará limpar a madeira com uma solução de limpeza, e a maneira mais segura de fazer isso é fazer à mão com um pano. Trabalhe em seções, secando cada seção assim que você a limpar. Se você preferir um esfregão, use um esfregão de microfibra ou esponja que possa torcer. Se você deseja manter o piso encerado, remova a cera com álcool mineral quando embotado, lave o chão e aplique uma camada fresca.

Pin
Send
Share
Send