Como quente pode obter fogões a lenha?

Pin
Send
Share
Send

À medida que os custos de energia aumentam, o aquecimento da casa é caro para muitos. Um fogão a lenha é um investimento caro para a instalação, mas se as fontes de combustível forem abundantes e acessíveis para você, e você tiver espaço para armazenar madeira no inverno, pode ser um plano inteligente a longo prazo.

Crédito: stsvirkun / iStock / GettyImagesComo os fogões a lenha podem ficar quentes?

Noções básicas de fogão a lenha

Todos os fogões a lenha não são criados igualmente. A compra de um deve se resumir à sua eficiência e ao tamanho do espaço que você está tentando aquecer. Por se tratar de fogo, o exterior fica muito quente, pois o ferro fundido irradia o calor para fora. Então, crianças pequenas e animais de estimação precisam ficar longe.

A instalação de um fogão deve ser feita com segurança. Alguns exigem até um metro de distância de tudo combustível nas proximidades, incluindo as paredes. Uma instalação de blindagem térmica pode reduzir essa folga, como uma parede de ladrilhos com classificação térmica. Os fabricantes informarão a distância segura necessária para a marca e o modelo de cada fogão.

Tubos de fogão e aberturas que conduzem à chaminé são uma parte importante da segurança e eficiência do fogão a lenha. Os cotovelos dos tubos reduzem a segurança, pois causam acúmulo de creosoto, o que pode ser perigoso se não for limpo anualmente. O creosote é um subproduto inevitável da queima, mas a cura adequada da madeira e a limpeza do fogão e da chaminé uma vez por ano mantêm os fogões funcionando com segurança, além de manter a produção de calor com a máxima eficiência.

A eficiência da estufa importa

Os fogões a lenha modernos são 50% ou mais eficientes que os antigos, graças aos padrões da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) impostos nos últimos anos. Hoje, os fogões a lenha catalíticos são extremamente eficientes enquanto reduzem drasticamente as emissões. A EPA tem uma lista de aquecedores de madeira certificados, atualizados em outubro de 2018, disponíveis em seu site, e esses fogões atendem ou excedem os padrões de conformidade da Lei do Ar Limpo.

E o ar limpo é importante porque, quanto mais emissões o seu fogão cria, menos eficiente ele é na conversão de energia em calor.

Os fogões a lenha podem ficar muito quentes?

Absolutamente. Esse é um risco nos fogões a lenha mais antigos que podem apresentar falhas, como danos ou soldas antigas. Geralmente, os fogões modernos têm recursos de segurança para evitar esquentar demais, o que é chamado de "fogo excessivo".

Explicado de forma simples, a queima excessiva é semelhante à forja de metal de um ferreiro, onde o fogo é alimentado com combustível e oxigênio suficientes para ficar tão quente que pode derreter o aço.

Para atingir níveis excessivos, os fogões a lenha possuem um dispositivo de controle de ar de "alta queima". Isso é útil ao iniciar uma nova carga de combustível ou ao tentar aquecer uma casa gelada de maneira tolerável após um dia frio. É bom usar o modo "alta queima" para fazer as coisas acontecerem, mas depois que as coisas começarem a esquentar, você deseja usar o modo "baixa queima" para manter a temperatura e maximizar o potencial de energia de cada registro.

A faixa de temperatura recomendada para o fogão a lenha é de 110 a 250 graus Fahrenheit.

É importante notar que os fogões de hoje permitem um controle eficiente do fluxo de ar. Ao controlar a quantidade de ar que entra, você determina a velocidade com que a madeira queima. Queime a madeira muito rapidamente e você está desperdiçando calor. Depois de usar um fogão, você aprenderá rapidamente a zona ideal para aquecer sua casa com eficiência e tirar o máximo proveito de cada registro que queima.

Que madeira deve ser queimada?

O que você queima determina o quão quente é o seu fogão, quanto tempo a madeira queima e como a sua casa aquece. A madeira dura e a madeira macia são assim denominadas devido à densidade, e a madeira macia é um combustível ruim, pois queima muito rapidamente.

As madeiras mais densas não só pesam mais e queimam mais, como também produzem uma produção de BTU mais alta. A madeira pesa muito mais quando úmida; portanto, para "curar" a madeira para as condições ideais de queima, deixe secar por seis meses antes de queimar. Caso contrário, você estará desperdiçando madeira e causando um acúmulo excessivo de creosoto.

O Firewood Resource é uma ótima referência para explicar o peso por cabo de lenha e a produção esperada de BTU. Um "cordão" mede 128 pés cúbicos de madeira empilhada. A madeira de lei americana mais eficiente para a queima é o carvalho vivo, que pesa 7.870 libras quando "verde" e 4.840 libras, uma vez curado por seis meses. Sua produção é de 36,6 milhões de BTUs por cabo. Compare isso, digamos, ao macio Lodgepole Pine, que tem uma produção de 22,3 milhões de BTU por cabo e pesa 4.270 libras de verde e 2.580 quando curado.

Com a madeira certa e um fogão a lenha moderno e eficiente, é possível manter-se quente durante todo o inverno por um ótimo preço.

Pin
Send
Share
Send