Quando está frio demais para derramar concreto?

Pin
Send
Share
Send

O concreto é um dos materiais mais versáteis usados ​​na construção moderna e também pode ser considerado um dos mais importantes. Ele forma a base dos edifícios, pode ser usado para fazer paredes, calçadas, pátios, estradas e pontes e é resistente aos danos e à deterioração gradual que podem afetar pedra, madeira e metal. Além disso, como o concreto é geralmente aplicado por vazamento, em vez de usar pranchas, folhas ou painéis, ele pode ser usado com moldes e molduras para formar estruturas completas rapidamente a um custo relativamente baixo.

Quando está frio demais para derramar concreto?

No entanto, o concreto não é perfeito. Como qualquer outro material de construção, possui características e peculiaridades em torno das quais você deve planejar. Além de incrivelmente pesado, uma vez assentado, o concreto recém-derramado é vulnerável a temperaturas extremas. Embora o concreto possa ser derramado em qualquer época do ano e em praticamente qualquer local, é uma faixa ideal de temperatura para despejar concreto e, se estiver muito frio ou muito quente lá fora, você precisará levar isso em consideração ao usar o material.

Como funciona o concreto?

O concreto é um material composto por dois componentes principais: um agregado, composto de areia e cascalho, e uma pasta feito de uma mistura de água limpa e cimento - um pó fino feito de uma combinação de pedras finamente moídas e aquecidas, minerais, cinzas e outros produtos. Quando a pasta e o agregado são misturados, ele cria um material semi-líquido maleável que pode ser derramado e modelado, mas, quando deixado sozinho por algum tempo, endurece e se transforma em uma massa pesada, resistente e parecida com uma rocha.

O concreto ganha força através de um processo conhecido como hidratação, geralmente chamado de "cura". Durante esse processo, os compostos do cimento reagem com a água, cristalizando e ligando quimicamente as partículas individuais de cimento, resultando em uma laje sólida.

O processo inicial de endurecimento ocorre nos primeiros dias após o vazamento do concreto, mas o processo de cura continua de alguma forma por anos depois. É por isso que o concreto se torna mais forte com o tempo. No entanto, como o processo de cura envolve água, temperaturas altas e baixas apresentam problemas.

Derramando concreto no inverno e no verão

Os três primeiros dias após o vazamento do concreto são considerados os mais importantes. Durante esse período, o concreto semi-líquido endurece e passa a maior parte de sua cura à medida que o cimento se liga à água. Como a presença de água é muito crítica para o processo de cura, derramar concreto no inverno e no verão apresenta problemas.

Em estações onde as temperaturas podem cair abaixo de 40 graus Fahrenheit (4,4 graus Celsius) ou exceder 90 graus Fahrenheit (32 graus Celsius), a proporção de água, cimento e agregado pode mudar, alterando o resultado final. Em altas temperaturas, a água pode evaporar e resultar em um produto final deformado e mais fraco, mas em baixas temperaturas, o congelando da água na mistura de concreto pode levar a falhas que podem ser significativamente mais perigosas. A essas temperaturas e abaixo delas, o concreto não pode ser derramado sem preparação e equipamento extra.

Baixas temperaturas e riscos de congelamento

O processo de cura que faz com que o concreto endureça envolve uma reação química que é afetada pelo calor. Enquanto o excesso de calor apresentado pelo verão pode afetar negativamente a cura do concreto, as baixas temperaturas observadas no inverno podem causar um dano dramaticamente maior. Em temperaturas abaixo de 40 graus Fahrenheit, o processo inicial de cura pode levar de duas a 24 horas a mais - e, quando frio o suficiente, pode ser interrompido completamente.

Ao mesmo tempo, o concreto derramado em temperaturas de congelamento pode desenvolver rachaduras à medida que a água na mistura congela e se expande. Isso pode fazer com que a camada superior de concreto recém-lançado se solte como uma tampa ou faça com que as fundações quebrem sob o peso de um edifício em situações extremas.

O concreto depositado em solo congelado também pode não endurecer adequadamente, levando a falhas invisíveis e tornando as construções mais vulneráveis ​​às mudanças. Por esses motivos, o derramamento de concreto no inverno geralmente é feito por profissionais que sabem quais precauções devem ser tomadas.

Soluções para concreto em tempo frio

Apesar dos problemas que podem surgir durante o processo, o vazamento de concreto em clima frio ainda pode produzir um produto final sólido. Requer apenas medidas de precaução. Primeiro, o terreno onde o concreto será derramado deve ser preparado. Os construtores costumam usar tapetes aquecidos para aquecer o solo a uma temperatura mais estável e, em seguida, usam um cobertor especial de concreto (ou palha, em alguns casos) para cobrir e manter a mistura de cura quente nos primeiros dias.

Aceleradores químicos que aceleram o processo de cura também podem ser adicionados à mistura de concreto antes do vazamento, se a área estiver incrivelmente fria. Misturas de concreto aquecido e misturas de cimento destinadas ao uso em ambientes frígidos também existem e são usadas em casos especializados. Isso pode permitir que o concreto seja derramado em temperaturas abaixo de 30 graus Fahrenheit.

Pin
Send
Share
Send