A relação simbiótica entre a figueira e o morcego amazônico

Pin
Send
Share
Send

As figueiras e os morcegos da Amazônia são um excelente exemplo de uma relação dependente da natureza, um termo conhecido como simbiose. Sem o outro, a figueira e o morcego teriam dificuldade em sobreviver.

Morcegos e outros animais são responsáveis ​​pela propagação de sementes de figo.

Fornecendo Refeições

De acordo com um artigo no site do programa de televisão da PBS Nature, os morcegos-da-noite comem metade do seu peso corporal em figos. Claramente, a figueira é um grampo necessário na sobrevivência do morcego da Amazônia. Sem essas árvores, a fonte de alimento do morcego seria rapidamente esgotada.

Espalhando sementes

Os morcegos-frutíferos retribuem o favor à figueira, fazendo sua própria parte do trabalho. Muitas vezes, os morcegos carregam sua comida a uma curta distância, em vez de empoleirar-se na árvore enquanto a comem. As sementes da fruta caem à medida que comem, e outra figueira tem a oportunidade de crescer. No caso em que o morcego engole as sementes, ele passa ileso pelo trato digestivo do animal e é expulso em um novo local.

Eliminando a concorrência

Os hábitos alimentares do morcego-amazônico não apenas ajudam a depositar as sementes das figueiras, mas também garantem que as mudas brotem longe o suficiente da árvore-mãe para que elas não precisem competir pelo espaço radicular e pelos nutrientes do solo.

Pin
Send
Share
Send