Como conectar um retificador de ponte

Pin
Send
Share
Send

Um retificador de ponte converte corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC). Todos os dispositivos eletrônicos conectados diretamente a um receptáculo de parede usam retificadores em ponte para converter a tensão CA em tensão CC.

O multímetro digital é o melhor instrumento de teste a ser usado ao trabalhar com diodos de potência de silício. Alguns medidores, como este, têm um teste de diodo embutido, conforme indicado pelo símbolo do diodo.

A fiação de um retificador de ponte não é um projeto difícil, mas você deve imprimir o diagrama de circuitos e símbolos de diodos nos links de Recursos e familiarizar-se com esses símbolos e o diagrama de retificadores de ponte antes de começar o trabalho.

Passo 1

Conecte o ferro de solda na tomada da parede ou coloque o interruptor da estação de solda na posição "On". Reserve tempo suficiente para o ferro de soldar esquentar. Enquanto isso, molhe a esponja de solda com água da torneira.

Passo 2

Limpe a ponta do ferro de solda quente, limpando-a na esponja de solda úmida. Certifique-se de limpar a ponta de toda sujeira e oxidação antes de continuar.

Etapa 3

Aplique uma nova camada de solda com núcleo de resina na ponta do ferro de soldar limpa. Isso é conhecido como "estanhar" a ponta do ferro de solda.

Uma ponta adequadamente limpa e estanhada tem uma cor prateada brilhante. Se a ponta permanecer cinza opaca, repita o processo de limpeza e estanhagem. É necessária uma ponta de solda estanhada adequadamente para fazer conexões soldadas confiáveis.

Passo 4

Disponha os quatro diodos conforme posicionados no diagrama que você imprimiu (consulte Recursos). Como você vê no desenho, a linha que corre em torno de uma extremidade do corpo do diodo indica o cátodo ou o condutor negativo do diodo; o eletrodo oposto é o ânodo do eletrodo ou eletrodo positivo (conforme indicado respectivamente pelos sinais - e +).

A direção do fluxo de corrente através de um diodo é de cátodo para ânodo (isto é, oposto à direção na qual a seta aponta). Os diodos são válvulas de retenção eletrônicas que permitem que a corrente flua apenas em uma direção.

Etapa 5

Aplique a ponta do ferro de solda quente na parte inferior de cada conexão. Aguarde alguns segundos e toque na solda com núcleo de resina na parte superior de cada conexão. O calor atrairá a solda ao redor e entre os fios do diodo.

Não mantenha a ponta do ferro de soldar em contato com esses fios por mais tempo do que o necessário, pois muito calor pode danificar os diodos. Uma junta de solda eficaz, como uma ponta de ferro de solda estanhada adequadamente, terá uma cor prateada brilhante. Uma cor cinza opaca indica uma junta ineficaz conhecida como "junta de solda fria". Se isso acontecer, dessolda a conexão e solde-a novamente.

Etapa 6

Verifique sua fiação. Coloque o interruptor de função do seu multímetro digital na posição "Teste de diodo". Coloque a sonda de teste vermelha no lado do circuito da ponte onde os ânodos do diodo estão unidos (ou seja, a linha com os sinais negativos no diagrama). Coloque a sonda de teste preta no lado em que os dois cátodos estão unidos (a linha com o sinal de mais no diagrama). O medidor deve indicar 3,0 a 4,0 no visor de cristal líquido (LCD).

Inverta as sondas e teste novamente. O medidor deve agora indicar uma resistência infinita. Essas leituras indicam que você conectou os diodos corretamente.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Ponte Retificadora - Como ligar? Como Testar? (Pode 2024).