O que é uma janela de batente?

Pin
Send
Share
Send

Janelas de batente são fáceis de reconhecer. A maioria são retângulos verticais que possuem um único painel de vidro. Eles também tendem a ter um estilo simples que os diferencia de outros tipos de janelas decorativas, como as tradicionais janelas simples ou duplas com iluminação dividida. Mas talvez a característica mais distintiva de uma janela de batente seja sua operação: em vez de deslizar para cima e para baixo (como janelas penduradas) ou de um lado para o outro (como controles deslizantes), os batentes são articulados na lateral e abrem para fora (como portas de carros) por meio de uma manivela mecânica. Em casos raros, um caixão pode girar para dentro da sala. Nesse estilo, a janela geralmente é operada por uma alça de travamento simples, e não por uma manivela.

As janelas de batente são dobradiças montadas ao longo de uma borda vertical.

Casements Are Modern

Enquanto casas históricas e casas contemporâneas com estilo tradicional favorecem a aparência clássica de janelas simples e duplas, os caixilhos oferecem uma estética mais moderna e simplificada. Você os encontra usados ​​em todos os tipos de estilos modernos de casa, desde caminhantes do pós-guerra a montanhas contemporâneas e caixas ultramodernas. Os caixilhos podem ter painéis divididos, geralmente fornecidos por uma grade de imitação aplicada sobre um único painel de vidro, mas são mais eficazes com o vidro aberto que oferece uma visão desobstruída. Por outro lado, as janelas suspensas simples e duplas sempre têm uma moldura de guilhotina cortando o centro da sua visão.

Se você deseja maximizar o vidro e ainda tem uma janela que se abre (não uma janela panorâmica), um caixão é o caminho a percorrer.

Os caixões são bons para a saída

Outra vantagem das janelas de batente é a quantidade de abertura nítida que elas fornecem em relação ao tamanho geral da janela. Para que uma janela se qualifique como uma abertura de emergência / resgate (necessária para quartos e porões), ela deve ter pelo menos 5,7 pés quadrados de abertura desobstruída (ou 5 pés quadrados para janelas do térreo). Isso pode ser conseguido com uma janela de batente que tem um tamanho total de apenas 8 pés quadrados. Compare isso a uma janela deslizante ou pendurada duas vezes, que deve ter cerca de 15 pés quadrados para oferecer uma abertura clara suficiente. A orientação vertical da maioria dos caixões facilita o cumprimento dos requisitos de altura mínima de 24 polegadas; a largura mínima é de 20 polegadas.

Como funcionam as janelas de batente

Uma janela de batente típica tem duas ou mais dobradiças ao longo de um lado comprido. Eles funcionam como dobradiças de portas e permitem movimentos muito fáceis. Na parte inferior da janela, há um mecanismo de manivela com engrenagens e uma alça de enrolamento. O mecanismo controla um braço giratório, no final do qual é um disco de plástico que desliza ao longo de uma trilha de metal na parte inferior do caixilho da janela, empurrando a janela aberta ou puxando-a para fechar enquanto você gira a maçaneta. Os caixões também incluem um ou mais bloqueios. As versões simples têm uma alça curva que gira para cima e para baixo e inclui um gancho curvo que se prende a um prendedor no caixilho da janela. Bloqueios mais elaborados têm alças que controlam os trincos na parte superior e inferior da faixa.

As janelas Bay geralmente têm uma janela central (fixa) ladeada por dois caixilhos.

Algumas janelas antigas de batente são "push-out", o que significa que não têm manivelas. Em vez disso, você abre a janela apenas pressionando-a. Em seguida, você abre a janela com uma barra giratória que é fixada à faixa e tem entalhes ou orifícios para prender a barra em um pequeno alfinete que se destaca da moldura da janela. Essas janelas básicas têm a aparência do Velho Mundo (e é aí que você provavelmente as verá).

As janelas de batente podem ser feitas com todos os materiais de estrutura padrão, incluindo madeira, vinil, aço, alumínio e fibra de vidro. E, como qualquer tipo de janela, os caixilhos podem ser envidraçados com uma variedade de opções de vidro, variando de vidro de painel único a painéis térmicos de alta eficiência, com camadas triplas de vidro e gás inerte, preenchendo os espaços entre os painéis.

Problemas de reparo da janela de batente

Não é de surpreender que quase todos os problemas de manutenção das janelas de batente estejam relacionados ao mecanismo de manivela e ao braço e esteira deslizantes. A esteira e as engrenagens são afundadas com sujeira e lubrificante velho, dificultando a abertura ou o fechamento da janela. O braço giratório afrouxa com o uso, assim como as engrenagens e todo o mecanismo são montados na janela. Normalmente, uma rápida limpeza e aperto das peças recupera a forma da janela.

Uma causa comum de reparos maiores são as engrenagens ou os dentes desnudados na manivela. As alças são removíveis e, à medida que se soltam com o tempo, elas roem os dentes no pequeno eixo do mecanismo, onde a alça se conecta. Quando isso acontece, ou quando as engrenagens se desenrolam, o reparo padrão é substituir todo o mecanismo.

crédito: Os braços MarvinPivot podem ser separados da esteira para limpeza e reparos.

Para obter o melhor desempenho energético das janelas de batente, é importante que a calafetação esteja em boas condições e a faixa seja travada com segurança. Isso significa que a trava deve estar alinhada corretamente com a faixa fechada. A fechadura é a chave para a estanqueidade da janela, porque ela puxa a janela para comprimir a calafetação. Se você simplesmente fechar uma janela de batente e não trancá-la, é provável que ele vaze ar como um louco, especialmente se for uma janela mais antiga.

Pin
Send
Share
Send