Como construir um muro de pedra seco

Pin
Send
Share
Send

Paredes de pedra secas são construídas sem argamassa, usando técnicas quase tão antigas quanto a humanidade. Basicamente, você empilha pedras, calçando e embalando-as para equilibrar seu peso e posição. Embora isso pareça simples - e de muitas maneiras é - construir paredes de pedra seca não é isento de desafios.

"A preservação faz parte de um continuum da embarcação, que inclui restauração", disse Dan Snow. "Existem boas razões para reparar e reconstruir obras históricas. Existem boas razões para fazer novas obras. E, às vezes, há boas razões para usar pedras que antes eram usadas para fazer coisas novas".

A pedra é pesada e trabalhar com ela exige paciência. Você provavelmente terá que mover cada pedra várias vezes ao reunir seus materiais e depois moldar a parede. O trabalho pode não ser complicado, mas pode ser frustrante.

Então, por que juntar-se às legiões de "muros" - construtores de muros de pedra seca? Sua resposta pode ser prática: um muro de pedra seco pode ser funcional, durável e naturalmente bonito. Dependendo da fonte dos materiais, também pode ser econômico. Ou, sua resposta pode ser visionária: técnicas de pedra seca colocam as leis da natureza - particularmente a gravidade - do seu lado. Um muro de pedra bem construído pode suportar tanto quanto qualquer coisa feita por humanos.

"Uma das melhores experiências de aprendizado que alguém pode ter é trabalhar por mais ou menos uma hora, reconhecer os defeitos do trabalho, desmontá-lo e começar de novo".

Dan Snow, artista de montagem e autor de "Na Companhia de Pedra"

A prova da durabilidade dos muros de pedra seca atravessa a Nova Inglaterra e os estados do Atlântico Central, surge na Califórnia e no Kansas e cobre Tennessee e Kentucky. As estruturas têm nomes diferentes em diferentes regiões. Em partes da Nova Inglaterra, são conhecidas como paredes de pedra; no Tennessee e Kentucky, eles são chamados de cercas de pedra. Mas, por qualquer nome e local, as paredes de pedra seca têm pelo menos uma coisa em comum: elas são mantidas unidas por nada mais que seu próprio peso. Muitos permaneceram por centenas de anos nos Estados Unidos e outros por milhares de anos no Reino Unido, monumentos ao artesanato e à determinação de seus construtores.

Apesar dessa durabilidade, a destruição ameaça algumas estruturas históricas de pedra seca. A Dry Stone Conservancy (DSC), uma organização 501 (c) 3 localizada em Lexington, Kentucky, dedica-se a preservar estruturas de pedra aplicadas a seco e promover o artesanato de alvenaria de pedra seca. Jane Wooley, gerente de restauração do DSC, diz que as estruturas de pedra seca estão sendo desmontadas para abrir espaço para todo tipo de progresso.

"Embora as paredes de pedra façam parte de nossa herança cultural", disse Wooley, "elas impedem o desenvolvimento moderno. Os projetos de ampliação de estradas os derrubam. A consolidação de campos para os agricultores os derrubam. O desenvolvimento da terra pode derrubá-los."

Wooley ressalta, no entanto, que o trabalho em pedra colocado a seco é reciclável. Ela pode ser desmontada e afastada de um projeto de estrada ou caber em uma reforma de subdivisão, mas isso depende do acesso a trabalhadores qualificados.

"Logo após o início da nossa organização, em meados dos anos 90, descobrimos que a preservação era apenas uma parte do quadro", disse Wooley. "Você precisa desenvolver uma força de trabalho qualificada que saiba como fazer pedra assentada adequadamente. Oferecemos oficinas para iniciantes e oficinas avançadas. Também temos um processo para testar e certificar pedreiros em pedra seca".

Snow, natural de Vermont, trabalha com pedras no Kansas.

Dan Snow, um experiente waller e autor de "Listening to Stone" e "In the Company of Stone", acredita que as paredes de pedra têm valor em qualquer ponto da história, sejam elas recém-fabricadas ou que estejam de pé há milhares de anos. Snow foi certificada como um mestre da arte na Dry Stone Walling Association (DSWA) da Grã-Bretanha. Ele também ensina o ofício e examina o DSWA Crafstman Testing Program.

"Precisamos fazer todo o possível para preservar as paredes, mas não é necessário que elas permaneçam em algum estado âmbar, exatamente como eram há 1.000 anos ou 100 anos atrás ou até ontem", disse Snow. "A preservação faz parte de um continuum do ofício, que inclui a restauração. Existem boas razões para reparar e reconstruir obras históricas. Existem boas razões para fazer novos trabalhos. E, às vezes, há boas razões para usar a pedra que foi usada antes de fazer coisas novas ".

Como qualquer estrutura, uma parede de pedra seca precisa de uma base sólida e nivelada. Para começar, você escava uma vala tão larga quanto a parede pretendida e 6 a 12 polegadas de profundidade. Dependendo da composição do solo, pode ser necessário compactar a terra. Em regiões com solo pesado ou altos níveis de argila, a compactação não é necessária. Se você mora em uma região onde a geada é significativa, é necessário adicionar uma camada de cascalho compactável, mas na maioria dos climas, isso também não é necessário. As paredes de pedra seca são flexíveis, para que possam suportar uma quantidade substancial de movimento à medida que o solo congela e derrete.

Paredes de pedra secas são compostas por duas faces apoiadas por preenchimento no centro. As pedras devem ser cuidadosamente dispostas para suportar o peso da parede. Mas, diz Snow, o sucesso do sucesso é uma questão de tentativa e erro. "Uma das melhores experiências de aprendizado que alguém pode ter é trabalhar por mais ou menos uma hora, reconhecer as falhas do trabalho, desmontá-lo e começar de novo", afirmou. "Há muita satisfação em melhorar uma peça usando basicamente as mesmas pedras, mas colocá-las para que se encaixem melhor e forneçam uma estrutura mais forte".

"É uma atividade que qualquer um pode fazer. Encorajo as pessoas a se exercitarem e se movimentarem. É um ótimo passatempo: um ofício, uma habilidade e uma ocupação profissional".

Quatro princípios do trabalho de pedra seca

O Dry Stone Conservancy oferece de três a cinco oficinas de fim de semana a cada primavera e outono. Nestas oficinas, os participantes aprendem os quatro princípios básicos do trabalho de pedra seca:

• Coloque cada pedra com o comprimento na parede e não na face. • Coloque suas juntas para que cada camada sucessiva de pedra cubra as juntas da camada abaixo. • Embale por dentro. Coloque as pedras faciais e depois coloque as pedras possíveis dentro da parede. Calce e embale todas as pedras antes de passar para a próxima camada. • Coloque sua pedra o mais nivelada possível. Use niveladores e tirantes, pinos e cunhas para nivelá-los.

Para obter mais informações sobre preservação de paredes de pedra seca ou sobre as oficinas do DSC, visite www.drystone.org.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Construcao de muro em pedra rustica (Pode 2024).