Remédio caseiro para uma piscina verde

Pin
Send
Share
Send

Onde há água verde na piscina, há algas, especialmente no clima quente do verão. As algas verdes, ao contrário do seu homólogo preto, são algas verdadeiras; não é resistente ao cloro, para que você possa controlá-lo chocando a piscina. Se você não quiser gastar muito dinheiro com produtos químicos caros para piscinas, pode chocar com água sanitária. Antes de fazer isso, é importante ajustar os níveis de pH e alcalinidade para garantir que o cloro faça seu trabalho. Você pode aumentar o pH com produtos químicos domésticos, mas para reduzi-lo, é melhor comprar um pouco de ácido muriático.

Quando a água da piscina fica verde, é hora de chocar.

Comece equilibrando os produtos químicos

O cloro funciona melhor quando o pH está entre 7,2 e 7,8. Ele perde rapidamente a potência quando o pH sobe acima de 8,0 e, embora possa fazer seu trabalho na água com um pH abaixo de 7,0, a água ácida faz mal à sua piscina e aos nadadores.

Se o pH estiver abaixo de 7,2, você poderá aumentá-lo adicionando bicarbonato de sódio - entre 7,2 e 9 libras por 10.000 galões. O bicarbonato de sódio também aumentará os níveis de alcalinidade total, idealmente entre 80 e 120 ppm.

Se o pH estiver acima de 7,8, é ainda mais importante ajustá-lo, porque a eficácia do cloro cai acentuadamente com o aumento do pH. Você pode diminuir o pH com bissulfato de sódio (ácido seco) ou ácido muriático. Por ser um líquido, ele funciona mais rapidamente, mas você deve adicioná-lo com cuidado para evitar danificar o deck da piscina e suas roupas. Aqui está uma calculadora prática para ajudá-lo a determinar quanto você precisa adicionar, com base no volume da piscina e na sua leitura atual de pH.

Vácuo e escovar a piscina

Uma vez que as algas verdes começam a crescer, ela se apega às laterais da piscina, ao fundo, às escadas e a qualquer outra coisa que esteja embaixo d'água. Antes de chocar a piscina, é importante escovar as algas dessas superfícies para que sejam expostas ao cloro adicionado. Você também deve remover o sedimento do fundo da piscina, porque o cloro pode não matar as algas que se acumulam no sedimento. Faça isso com o aspirador de pó da piscina definido como Lixo e substitua a água que você remover.

Choque na piscina

Ao verificar o balanço químico da piscina, você pode notar que o cloro total está dentro de limites aceitáveis, mas a concentração de cloro disponível livre (FAC) provavelmente não está. Os choques nas piscinas são tipicamente agentes oxidantes que liberam cloro de outros compostos formados e o tornam disponível para higienização. Se você não tiver nenhum choque em casa, pode aumentar a concentração de FAC adicionando alvejante doméstico líquido.

O objetivo comum é aumentar a concentração de FAC para um valor entre 1 e 3 ppm, mas como você está tentando matar algas, é melhor aumentar a quantidade de alvejante que você normalmente adicionaria e esperar que o nível de FAC caia antes de usar a piscina. Você normalmente precisa de 6 litros de água sanitária por 10.000 litros de água; portanto, para matar as algas, você pode aumentar para 8 litros (2 litros) por 10.000 litros. Se a água da piscina estiver muito verde e nublada, considere dobrar a dosagem básica. Lembre-se de ficar fora da água até que o cloro caia para níveis seguros.

Adicione o alvejante à piscina à noite, pois ele se degrada rapidamente pela luz solar. Despeje-o na água enquanto caminha pelo perímetro da piscina e circule a água por seis a oito horas. De manhã, as algas devem estar mortas - mas, em vez de ser verde, a água pode estar nublada. Isso ocorre porque uma abundância de partículas de algas mortas está suspensa nele. Neste ponto, você provavelmente desejará circular um clarificador na água para se livrar da nebulosidade.

Pin
Send
Share
Send