Container Horticultura: Como iniciar uma horta

Pin
Send
Share
Send

Cultivar seus próprios vegetais pode ser divertido, educativo, econômico e delicioso! Todo o processo pode ser divertido: planejar quais legumes cultivar, comprar recipientes, plantar e cuidar das plantas e apreciar o sabor delicioso dos produtos amadurecidos pelo sol. Cultivar alimentos sempre pode ser uma experiência de aprendizado para o jardineiro iniciante e experiente, porque cada estação de cultivo tem condições climáticas diferentes que afetam o crescimento das plantas. Além disso, você pode optar por cultivar vegetais diferentes de estação para estação. E se o sabor e a diversão não forem suficientes para seduzi-lo a experimentar a jardinagem em recipientes, o aumento de algumas ervas pode reduzir as despesas de compras.

As ervas são uma das coisas mais fáceis de cultivar em um jardim de contêineres.

Etapa 1 Planejando um jardim de contêineres

Se o seu contêiner estiver em um deck ou pátio ou pendurado em uma grade, a verdadeira chave do local é a luz do sol. As plantas requerem seis a oito horas de luz solar direta por dia; caso contrário, eles se tornam frágeis e os produtos podem não amadurecer antes do final da estação de crescimento. Portanto, observe quando a luz do sol cai sobre o local pela manhã e quando fica sombreada à medida que o sol se move ao longo do dia.

Depois de determinar que sua localização fornece luz adequada, é hora de escolher o que plantar, e é tão simples quanto plantar algumas coisas que você gosta de comer. Três temas populares de jardins de contêiner são jardins de ervas, saladas e jardins de salsa. No entanto, não se sinta limitado por essas sugestões.

  • Jardim de ervas: manjericão, cebolinha, coentro, endro, lavanda, manjerona, hortelã, orégano, salsa, alecrim, sálvia, estragão, tomilho
  • Horta: alface, acelga, couve, couve, tomate
  • Jardim de salsa: tomate, pimentão, coentro

Escolha uma ou algumas plantas para crescer, tendo em mente as limitações de espaço. Uma planta de tomate requer sua própria panela grande, com pelo menos 18 a 20 polegadas de diâmetro. Outras plantas normalmente exigem um tamanho de contêiner de pelo menos 30 cm de diâmetro. As ervas podem ser plantadas em vasos pequenos separados ou várias podem ser plantadas juntas em um vaso maior. Em climas frios, quando há risco de geada, você pode trazer ervas para dentro de casa e colocá-las perto de uma janela ensolarada, e as plantas continuarão a prosperar durante o inverno. Se você quiser fazer isso, na hora do plantio, certifique-se de escolher recipientes individuais que caberão no jardim de uma janela.

Permita espaço suficiente para as plantas crescerem em altura e largura, com espaço entre os recipientes para circulação de ar.

Etapa 2 Plantando um jardim de contêineres

Os centros de jardinagem vendem tudo o que você precisa: recipientes, solo, plantas e sementes. Panelas de barro vitrificadas ou recipientes de plástico não secam tão rapidamente quanto uma terracota ou panelas não vidradas. Todos os recipientes devem ter amplos orifícios de drenagem. Compre uma mistura de envasamento de qualidade (solo) porque fornecerá às plantas nutrientes, drenará melhor do que o solo do jardim e ficará livre de sementes de ervas daninhas. Misturas naturais e orgânicas estão disponíveis. Uma planta de tomate também requer uma gaiola para sustentar a planta à medida que cresce. Escolha plantas que pareçam saudáveis ​​e evite aquelas com folhas murchas e descoloridas. A maioria das pessoas compra mudas em vez de sementes, porque as plantas têm um avanço na estação de crescimento. Plantar por sementes é mais barato, mas é provável que um pacote de sementes contenha mais sementes do que caberá em um recipiente; as sobras podem ser salvas para o próximo ano, ou você pode compartilhar um pacote de sementes com outras pessoas. Se você estiver plantando sementes, o pacote fornecerá instruções específicas de plantio.

  1. Coloque uma toalha de papel ou um pedaço de tela dentro do fundo do recipiente para evitar que o solo caia pelos orifícios de drenagem.
  2. Encha o recipiente com a mistura de envasamento até algumas polegadas da parte superior.
  3. Transplante mudas de seu recipiente de plástico para o seu recipiente, mantendo a parte superior de seus sistemas radiculares no nível do solo no novo recipiente. Isso geralmente é feito com facilidade, escavando buracos no solo com uma espátula ou com a mão e inserindo as mudas. Com mudas grandes, você pode encher o recipiente até a metade do solo, posicionar as mudas no recipiente e preencher ao redor dos lados com terra de envasamento adicional.
  4. Embale o solo suavemente ao redor da planta para remover as bolsas de ar.
  5. Adicione água ao solo até que comece a ficar sem fundo.
Os tomates são populares nos jardins de contêineres porque têm um sabor melhor quando amadurecem na vinha.

Dicas

Ao transplantar mudas de tomate, mergulhe-as mais profundamente no solo do que foram inicialmente plantadas, pois elas desenvolverão raízes extras saindo do caule subterrâneo.

Etapa 3 Mantendo um jardim de contêineres

Regue as plantas adequadamente. Verifique a secura a cada dia, inserindo um dedo no solo cerca de duas polegadas. Se a ponta do seu dedo parecer solo seco, a planta precisará de água. As plantas podem precisar de água várias vezes durante o dia, se o tempo estiver quente ou ventoso. Cada vez que você rega, adicione o suficiente para que comece a escorrer pelo fundo. Isso garantirá que todas as raízes recebam umidade.

Adubar plantas regularmente. Adicione grânulos de fertilizante de liberação lenta ao solo ou dissolva o fertilizante solúvel em água em seu regador a cada semana ou duas. Os jardins de contêineres requerem mais fertilizante do que as plantas de jardim, devido à rega frequente, que retira nutrientes do solo.

O cuidado diário mantém as plantas saudáveis ​​e melhora o valor nutricional dos alimentos.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Curso Cultivo Orgânico de Hortaliças - Produção de mudas - Cursos CPT (Pode 2024).