Como (e quando) pintar pisos de madeira

Pin
Send
Share
Send

Coloque um piso de madeira velho em um novo com algumas camadas de tinta.

Para os puristas de madeira, pintar um piso de madeira é quase um pecado, mas às vezes não há maneira melhor de recuperar um piso antigo. Por exemplo, seu piso pode ser de madeira de lei e você pode lixá-lo e desgastá-lo com o verniz. Ou considere um piso antigo de madeira maciça que já tenha sido lixado demais e será destruído se você tentar lixá-lo novamente. A pintura é uma alternativa à substituição que pode prolongar a vida útil desses pisos por vários anos.

Você não precisa pensar em substituir a pintura do seu piso, mesmo que seja um purista. De fato, um piso de madeira pintado pode parecer tão atraente quanto um natural e, em alguns casos, pode parecer ainda melhor. De muitas maneiras, a tinta é mais fácil de manter do que o acabamento do piso, e quando a tinta fica fina, é simples aplicar uma camada de reciclagem.

Pintar um piso de madeira é uma tarefa menos exigente do que repintá-lo com acabamento nítido, mas, como em todos os trabalhos de decoração, você obtém os melhores resultados se usar bons métodos. A preparação adequada é fundamental, e isso inclui fazer os reparos necessários. Você não precisa lixar o acabamento antigo, mas precisa raspá-lo para garantir que a nova tinta adira, e você pode alugar um amortecedor para isso.

Escolhendo tinta

As tintas convencionais não são resistentes o suficiente para serem usadas no chão. As melhores opções são esmaltes para alpendres e pisos à base de óleo ou água, mas eles não são fornecidos em uma ampla variedade de cores. Se não conseguir encontrar a cor desejada, verifique a seleção de esmaltes de acabamento na loja de tintas. Muitas vezes, você pode obter esmaltes de acabamento personalizados para produzir a tonalidade e a tonalidade desejados, mas esteja preparado para fazer acabamento com pelo menos duas camadas protetoras de acabamento de poliuretano claro, porque esses produtos não suportam o tráfego de pedestres sozinhos.

Se o acabamento existente se desgastar com a madeira nua em qualquer lugar do piso, você também precisará de uma demão. Certifique-se de obter um produto compatível com a tinta que você está usando. Em caso de dúvida, um primer para piso genérico ou um primer de alto teor de sólidos para bloqueio de manchas são boas escolhas.

Preparando seu piso

Um buffer de piso com uma tela de lixa de 120 grãos remove rapidamente o brilho da maioria dos acabamentos.

A tinta do piso adere bem à maioria dos acabamentos, desde que o acabamento tenha sido descolorido. A maneira mais eficaz de fazer isso é arrastá-lo com uma lixa de grão 120 ou 150. Isso pode ser um trabalho oneroso se você precisar fazê-lo com uma lixadeira, especialmente se o piso for grande. Facilite as coisas alugando um amortecedor de piso e uma tela de lixar. Coloque a tela no buffer pad e execute-o por todo o piso, como se você estivesse fazendo o polimento. A tela achatará o acabamento antigo enquanto remove o brilho e você ficará com uma superfície lisa pronta para a tinta fresca.

Certifique-se de aspirar bem o chão após a triagem e finalize-o com um pano úmido. Antes de pintar o chão, é aconselhável testar a adesão da tinta aplicando uma pequena quantidade a uma parte não visível do piso e deixando secar durante a noite. Raspe-o com um raspador para garantir que ele permaneça firme. Se isso acontecer, você está pronto para ir. Se você pode raspar a tinta facilmente, o piso pode precisar de mais preparação, como uma lavagem com fosfato trissódico e água, ou pode ser necessário usar tinta diferente.

Aplicar tinta ao longo do grão, e não sobre ele.

Como pintar um piso de madeira

Antes de começar a pintar, planeje sua fuga. Escolha sua porta de saída e comece a pintar no canto oposto da sala. Certifique-se de fornecer bastante ventilação abrindo janelas, a menos que o tempo esteja incomumente úmido. Nesse caso, ligue o sistema de ar central, o que reduzirá a umidade e acelerará o processo de secagem. Em todos os casos, convém usar um respirador.

Coisas que você precisa

  • Fita

  • Respirador

  • Rolo de pintura ou bloco de pintura

  • Poste de extensão de 1 metro

  • Tinta para piso

  • Tampão de chão

  • Tela de lixa

  • Vácuo

  • Pano aderente

  • Acabamento em poliuretano claro e tinta fresca

Etapa 1 Prepare os rodapés

Remova os rodapés ou prenda-os com fita adesiva para que você não precise se preocupar em colocar tinta neles. A remoção dos rodapés elimina a necessidade de cortar as bordas do piso com um pincel, o que economiza tempo e evita que as bordas pareçam um pouco diferentes do resto do piso.

Etapa 2 Aplique a primeira demão

Pinte o chão com um rolo ou uma almofada de tinta no final de um bastão de extensão de 1,2 m. Se você usar um rolo, poderá carregá-lo em uma bandeja de tinta da mesma maneira que faria se estivesse pintando paredes. Ao usar uma almofada, você pode achar mais eficiente derramar a tinta no chão e arrastá-la de um lado para o outro da sala. Nos dois casos, convém mover a ferramenta aplicadora na mesma direção em que os traços de madeira entre grãos serão perceptíveis quando a tinta secar.

Aplique uma camada fina com a primeira camada. Tudo bem se você deixar alguns vazios ou feriados (pontos finos). A tinta não secará adequadamente se você aplicá-la com muita força, e os revestimentos subseqüentes cobrirão quaisquer pontos finos.

Etapa 3 Aplicar camadas adicionais de tinta

Deixe a tinta secar por pelo menos 24 horas e teste-a antes de caminhar sobre ela. Se você está buscando o acabamento mais suave possível, é uma boa ideia polir o chão novamente com uma tela de lixar, tomando cuidado para aspirar e prender completamente quando terminar. Aplique uma segunda camada. Se a cor é uniforme e você está feliz com o acabamento, está pronto, mas se não, aplique uma terceira camada.

Etapa 4 Revestimento superior com duas camadas de poliuretano transparente

Um bloco de pintura funciona melhor ao espalhar um acabamento claro.

Aplique uma camada protetora de poliuretano transparente, usando a almofada de tinta e o método de derrame e arraste. Se você usar um produto à base de água, o acabamento secará em cerca de 2 horas, para que você possa aplicar uma segunda demão no mesmo dia. Se você usar um produto à base de óleo, terá que esperar da noite para o dia para aplicar uma segunda demão. Aguarde dois ou três dias antes de abrir a sala para trafegar ou mover móveis. A maioria dos produtos de acabamento exige um tempo de reticulação e resistência ao impacto

Uma palavra sobre Sheen

A refletividade, ou brilho, do acabamento final é conhecida como a brilho. Uma tinta com um brilho brilhante contém mais aglutinantes e menos pigmentos e geralmente é mais durável, mas tende a destacar imperfeições no piso. UMA acabamento fosco desprovido de brilho é geralmente indesejável porque faz com que uma sala pareça monótona. O melhor brilho do piso é um acabamento em algum lugar entre: cetim ou - se você quiser um pouco mais de luz na sala, semi-brilho. Se você não acertar o brilho, é possível alterá-lo recobrindo-o com uma camada transparente com o brilho desejado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: #064 Pintando o piso de madeira. (Pode 2024).