Como testar um contator

Pin
Send
Share
Send

Os contatores são usados ​​para alternar remotamente a energia elétrica. O comutador acionado por bobina opera exatamente como um relé, mas um contator normalmente lida com amperagens mais altas no próprio mecanismo do comutador. A bobina consiste em muitos ventos para um fio e é energizada por uma tensão menor. Um solenóide móvel, chamado êmbolo, é conectado mecanicamente a um conjunto de discos de cobre com mola. Esses discos são chamados de contatos. Quando a bobina é energizada, o solenóide empurra contra a mola e fecha os contatos. Quando a tensão da bobina é removida, a força da mola retorna os contatos à sua posição normalmente aberta. Normalmente, os contatos, dois para um comutador, são identificados como a linha e o terminal. A linha, ou L, é a alimentação de tensão e o terminal, ou T, é conectado ao dispositivo elétrico que está sendo controlado. Os contatores podem ter muitos conjuntos de contatos ou comutadores.

Passo 1

Remova toda a energia elétrica do lado L ou da linha do contator. Use a chave de fenda e puxe os fios dos parafusos do lado da linha. Identifique os fios, se necessário, com a fita transparente e a caneta. Coloque marcas identificadoras como L1, L2 e L3 com a caneta sobre a fita. Cole a fita nos fios correspondentes.

Passo 2

Solte e remova os fios do lado T ou terminal do contator. Identifique cada fio como na Etapa 1, mas com T1, T2 e T3. Os fios deixados no lugar no contator podem levar a uma leitura falsa no procedimento a seguir.

Etapa 3

Energize a bobina do contator girando a chave de controle para a posição "on". Você deve ouvir um "clique" audível e um zumbido será emitido pelo contator. Alguns contatores podem ter algum tipo de auxílio visual ou atuador manual que se moverá fisicamente quando a bobina for energizada.

Passo 4

Ligue o voltímetro e na posição ohms no seletor frontal. Coloque o fio vermelho no conector "ohm" e o fio preto no "comum". Toque os dois fios juntos. O medidor curto lê 0 ohms ou um curto direto.

Etapa 5

Teste cada conjunto de contatos de L1 a T1. Coloque o fio vermelho no L1 e o fio preto no T1. O medidor deve indicar 0 ohms. Execute o teste em cada conjunto separado de contatos. Mantenha cada teste conjunto juntos - L1 a T1, L2 a T2 e L3 a T3. Cada conjunto deve ler 0 ohms. Se algum conjunto não funcionar, esse contato é ruim. Os contatos podem precisar ser substituídos.

Etapa 6

Observe todas as leituras no medidor. Se todas as leituras não forem 0 ohms ou um curto direto, a bobina pode não estar conectando corretamente os contatos. Desligue e ligue a chave de controle da bobina. Você consegue ouvir um clique audível? Caso contrário, verifique a voltagem da bobina.

Etapa 7

Mude o medidor para volts e coloque o fio vermelho no conector de volts no medidor. Aplique energia à bobina. Toque cada fio do medidor em cada conector da bobina. O medidor deve ler a tensão fornecida. Leia a especificação do circuito para encontrar a tensão fornecida. Se a tensão estiver correta e a bobina ainda não fechar, desligue toda a energia da bobina.

Etapa 8

Remova os fios da bobina com a chave de fenda. Redefina o medidor para ler ohms novamente, como na Etapa 4 acima. Toque cada fio nos conectores das bobinas como se estivesse lendo a tensão, mas com o medidor na posição de ohms. O medidor deve ler de 10 a 100 ohms. Se o medidor não funcionar, a bobina está com defeito e deve ser substituída.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Aprenda a testar uma contatora (Pode 2024).