Detector de fumaça vs. Detector de calor

Pin
Send
Share
Send

Embora os detectores de fumaça e de calor executem funções diferentes, ambos podem salvar vidas durante um incêndio. Os detectores de fumaça são um equipamento mais comum em residências, mas os detectores de calor têm várias vantagens. Usados ​​juntos, os dois tipos de detectores fornecem um aviso extra aos habitantes de prédios em chamas.

Crédito: Inga Nielsen / iStock / Getty Images Detector de fumaça vs. Detector de calor

Tipos de Detector de Fumaça

Os detectores de fumaça incorporam dois tipos de tecnologia - ionização e fotoelétrica - os quais geralmente são combinados para proteção ideal. Nos detectores de fumaça por ionização, uma câmara contém duas placas que geram uma corrente elétrica. Se a fumaça interromper essa corrente, um alarme soa. Os detectores de fumaça fotoelétricos incorporam um feixe de luz que brilha em um receptor dentro dos dispositivos. Se a fumaça interrompe o feixe de alguma forma, o alarme soa.

Prós e contras do detector de fumaça

Os detectores de ionizações tendem a responder mais rapidamente em casos de chamas elevadas, enquanto os detectores fotoelétricos reagem melhor a incêndios longos e fumegantes. Devido a esses pontos fortes e fracos, alguns alarmes de fumaça contêm tecnologia fotoelétrica e de ionização. Embora a pesquisa mostre que qualquer tipo de alarme de fumaça fornece avisos potencialmente salvadores, a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios recomenda a combinação dos dois tipos de detectores em casa.

Como muitos incêndios começam com a fumaça subindo antes que o calor intenso se acumule, os detectores de fumaça podem tocar o alarme antes que os detectores de calor sejam ativados.

Tipos de detectores de calor

Os detectores de calor usam dois tipos principais de tecnologia: termopar e eletropneumático. Ambos detectam mudanças de temperatura na área ao redor dos alarmes. Como os detectores de fumaça, os detectores de calor incluem variedades elétricas operadas por bateria e com fio ou combinam ambas as tecnologias. Um tipo depende de um aparelho de acionamento mecânico sem precisar de baterias ou eletricidade.

Prós e contras do detector de calor

Os detectores de calor funcionam melhor em incêndios que envolvem altas chamas, calor intenso e pouca fumaça inicial. Os detectores de calor também fornecem um dispositivo de detecção de incêndio mais confiável em ambientes empoeirados ou sujos, nos quais alarmes falsos podem ser acionados em detectores de fumaça. Eles também são normalmente usados ​​para acionar sistemas de sprinklers devido à baixa incidência de alarmes falsos em comparação aos detectores de fumaça.

Os detectores de calor, no entanto, ficam aquém dos incêndios que envolvem fumaça pesada, mas pouco calor inicial, como no caso de incêndios úmidos ou fumegantes.

Onde instalar detectores de calor e fumaça

Instale detectores de calor em áreas com maior probabilidade de chamas altas e calor intenso, como em garagens ou galpões onde possam ser armazenados combustíveis e outros produtos químicos inflamáveis. Os detectores de calor também devem ser instalados em áreas de teto alto onde a fumaça pode não acionar alarmes de fumaça.

Os detectores de fumaça funcionam melhor em áreas onde ocorreriam incêndios, como perto de armazenamento de madeira e papel. Coloque detectores de fumaça em todos os níveis de uma residência ou prédio, em corredores e corredores fora de todas as áreas de dormir e em todos os quartos. Instale os dispositivos no centro dos tetos ou nas paredes de 6 a 12 polegadas abaixo do teto para obter melhores resultados.

Não instale um detector de fumaça diretamente sobre um fogão, onde ele pode ser facilmente acionado pela fumaça de cozimento normal. Além disso, evite colocá-lo na frente de uma abertura ou área com correntes de ar, onde a fumaça pode ser soprada para longe dele.

Pin
Send
Share
Send