As samambaias precisam ser podadas?

Pin
Send
Share
Send

As samambaias são uma das formas mais antigas de vida das plantas. Existem mais de 10.000 espécies conhecidas de samambaia, algumas decíduas e outras sempre-verdes. As folhas da samambaia são chamadas de folhas e abrigam os esporos reprodutivos que as samambaias produzem em vez de sementes. As samambaias decíduas perdem as folhas no inverno e tendem a parecer desagradáveis ​​ao longo da temporada, quando algumas morrem, mas não caem. As samambaias perenes são vibrantes o ano todo, mas podem se beneficiar de limpezas para remover danos e folhas mortas. O tempo é importante na poda de samambaias, para que os novos violinos (samambaias imaturas) não sejam perturbados e os esporos possam se dispersar.

Frondes verdes frescos e animados fazem das samambaias uma adição exuberante à paisagem da casa.

Tempo é tudo

A poda das samambaias precisa ocorrer depois que os esporos das folhas de frutificação amadurecem e liberam. Apare-os quando estiverem inativos, o que é durante o inverno. Eles também podem ser podados no início da primavera. Muitas samambaias não se opõem à poda em nenhuma época do ano. As samambaias resistentes, como a samambaia de espada, podem ser podadas uma vez por ano, se necessário, a qualquer momento, uma vez que crescem continuamente.

Evergreen Ferns

Como regra, as samambaias não precisam realmente de poda. As samambaias na natureza geralmente são auto-limpantes e liberam folhas velhas à medida que morrem. No jardim, a remoção ocasional de folhas mortas melhorará a aparência da planta, mas é estritamente cosmética. Onde as plantas são grandes e muito velhas, podem ocorrer podas severas na copa. Todas as folhas podem ser removidas no final do inverno ou antes que os primeiros novos violinos apareçam. Podar as hastes da coroa em um padrão circular para que você fique com uma pequena cúpula. Isso não é apenas atraente, mas evita danos acidentais ao crescimento mais recente que aparece no centro da planta.

Samambaias decíduas

As samambaias decíduas não necessariamente deixam cair todas as folhas quando a temperatura cai. Eles experimentam a deterioração e muitas das folhas caem ou ficam marrons. Do ponto de vista cosmético, é melhor tirar essas folhas mortas da planta. Você também aumentará a luz e espaço para novos folhetos. Muitas pessoas podam as samambaias decíduas no outono para estarem prontas para a primavera, mas as folhas velhas protegem a coroa. É melhor deixá-los, por mais desinteressantes que sejam, até a primavera.

Samambaias para poda

Boston, staghorn e donzela são algumas das samambaias comuns usadas como plantas de casa. Essas plantas não precisam de poda, mas precisam de limpeza. A diferença é que a poda aumenta a saúde de uma planta e é feita por várias razões, enquanto a limpeza é apenas uma manutenção de rotina. Tal como acontece com samambaias ao ar livre, você pode optar por remover folhas mortas. Elas devem ser cortadas com tesouras muito afiadas ou tesouras de poda e retiradas 1/4 a 1/2 polegada acima da coroa. A única vez que você precisaria remover todas as folhas é quando se deparar com um problema monumental de pragas. Nesse caso, fertilize uma semana antes do corte de cabelo grande e remova todas as folhas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Aprenda a maneira correta de podar sua samambaia!! (Abril 2024).