Como conectar um termostato de forno com 2 fios

Pin
Send
Share
Send

A configuração mais simples para um sistema de aquecimento é um termostato de dois fios. Se a unidade exigir apenas dois fios, o sistema poderá apenas aquecer o espaço. Se algum resfriamento, como um ar condicionado ou controle de ventilador for necessário, serão necessários mais fios. A maioria dos proprietários de imóveis com habilidades moderadas de aprimoramento doméstico pode conectar um termostato somente com aquecimento. No entanto, procedimentos básicos de segurança devem ser seguidos sempre que trabalhar com eletricidade.

Como conectar um termostato de forno com 2 fios

Noções básicas de segurança de eletricidade

É essencial que você leia todas as instruções e as instruções do fabricante do termostato antes de tentar qualquer trabalho na unidade. Se você tiver alguma confusão ou dúvida sobre o processo, chame a ajuda de um profissional.

Além disso, antes de iniciar qualquer trabalho que envolva eletricidade, diga às pessoas ao seu redor o que você fará. Isso é para a segurança deles e também da sua. Desconecte ou desconecte todos os componentes do sistema antes de iniciar o trabalho e desligue a energia na área da caixa do disjuntor. Sempre que possível, use luvas e ferramentas de alta tensão com alças isoladas durante o trabalho elétrico.

Fundamentos do termostato de dois fios

Desligue a energia do forno colocando o interruptor na lateral do forno na posição "desligado". A falha em desconectar a energia do forno antes de conectar o termostato pode resultar em danos ao forno. Siga todas as outras instruções de segurança descritas acima.

Passe o fio do termostato do seu forno até o local onde o termostato ficará pendurado. Faça um orifício no drywall e use uma fishtape para alimentar o fio do forno pelo orifício na parede. O fio passará por uma abertura dedicada na lateral do forno no painel de controle. A abertura deve ter uma luva de borracha para proteger o fio contra o corte. Em seguida, monte a placa de parede do termostato na parede. Use âncoras de drywall para prender a placa.

Codificação de cores do termostato

A maioria dos fios de termostatos de dois fios tem um fio vermelho e branco envolto em um revestimento isolado marrom. Retire os fios vermelho e branco cerca de 1/4 de polegada nas extremidades do termostato e do forno. Conecte o fio branco ao terminal "W" no forno e no termostato. Repita isso para o fio vermelho, conectando-o ao terminal "R" no forno e no termostato.

O fio c, ou fio comum, permite o fluxo contínuo de energia de 24 VCA para o termostato. Nem todos os sistemas de termostato têm um fio c, que normalmente é azul. Em muitos casos, um termostato de dois fios não possui um fio c.

Conclusão do projeto de reconfiguração

Depois de conectar os fios coloridos aos terminais adequados, encaixe o termostato na placa de parede. Ligue a energia novamente no forno colocando o interruptor na lateral do forno na posição "on".

Coloque o termostato no modo "aquecimento" e programe-o para a configuração desejada. Se a temperatura na sala estiver mais fria que a configuração, o forno deve ligar e começar a aquecer o espaço. O uso de um termostato programável pode ajudar você a economizar em custos de aquecimento. Os termostatos programáveis ​​abaixam automaticamente a temperatura quando você está dormindo ou não está em casa. Saber como fazer sua própria manutenção de forno e termostato também pode ajudar bastante a manter seu orçamento.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: TERMOSTATO, CONTROLE DE TEMPERATURA - como funciona (Abril 2024).