DIY: Como limpar um tanque de água de concreto

Pin
Send
Share
Send

Para tanques de água, o concreto é um ótimo material, não apenas para a criação de tanques de tamanho personalizado, mas também para manter a água fria o ano todo, pois os tanques de metal e plástico podem aquecer sob o sol do verão. Mas, ao lidar com tanques de água de concreto, incluindo cisternas e poços, é importante perceber que o concreto é poroso e o metal e o plástico não. Isso significa que o concreto pode ser um terreno fértil para algas, E. coli e outras formas microbianas; portanto, recomenda-se a limpeza e desinfecção regulares.

Como limpar um tanque de água de concreto: terra24 / iStock / GettyImages

Desligue e drene o suprimento de água

Se houver uma fonte de água externa alimentando o tanque, desligue a válvula. Se é um sistema de captação de água da chuva, então você já é bom.

Agora você precisa drenar o tanque para que ele esteja vazio para limpeza. O suprimento de água parece interminável, mas a escassez está aumentando em gravidade e frequência, e é melhor se você puder transferir essa água para barris de retenção. Mesmo que não seja seguro para consumo humano, é bom regar o gramado, lavar carros e outras atividades seguras com água cinzenta.

Se não for possível economizar água, tome cuidado para drená-la para longe dos edifícios, para que o solo não fique saturado, fazendo com que a água penetre nos porões ou em outras partes da sua estrutura.

Limpar a área de captação

Se o seu sistema for uma cisterna ou tanque do tipo bacia hidrográfica, limpe as áreas externas onde a água da chuva entra em contato antes de limpar o interior. Use um balde de 5 litros cheio de água e sabão e uma ½ xícara de água sanitária e esfregue a parte externa do tanque com uma escova dura. Enxágüe com água limpa.

The Inside Job

Abra a escotilha de acesso ao tanque. Isso pode exigir uma chave inglesa.

Se a limpeza do tanque exigir subida, as autoridades recomendam que este trabalho seja realizado por alguém com certificação em espaço confinado, pois os possíveis gases podem ficar presos no interior ou os níveis de oxigênio podem ser precariamente baixos.

Se você subir no tanque para fazer o trabalho, sempre tenha um amigo de vigia, caso algo dê errado.

Com uma lanterna, procure por sedimentos e detritos. Limpe isso.

Limpando o tanque

Encha um balde de 10 litros com água e 1 xícara de água sanitária doméstica sem cheiro (5 a 8,25 por cento). Use uma escova dura para esfregar completamente o interior do tanque. Enxágüe com água limpa.

Desinfecção do tanque

Mesmo que você esteja usando água sanitária e água novamente, não pule a etapa de limpeza antes de desinfetar, pois você precisa esfregar a superfície para garantir que você está removendo qualquer sedimento e removendo biofilmes.

Com o tanque limpo, as diretrizes do CDC dizem para encher o tanque com água potável. Para cada 100 galões de água, eles recomendam adicionar três xícaras de alvejante líquido doméstico (5% a 8,25%) para fins de desinfecção. Então, para um tanque de 500 galões, você adicionaria 15 xícaras de água sanitária. Deixe a mistura água-água sanitária repousar no tanque por um período mínimo de 12 horas.

Da drenagem à bebida

Após a fase de imersão de pelo menos 12 horas, você deve drenar o tanque completamente. O alvejante pode danificar seu gramado ou jardim, por isso, esvazie-o nos esgotos da rua, se possível.

Alguns acham que você pode adicionar água potável agora e abrir as torneiras até que não haja mais cheiro de alvejante, mas outros conselhos de saúde sugerem reabastecer e drenar tanques de concreto uma ou duas vezes para se livrar do alvejante, já que o concreto é poroso e pode retê-lo.

Quando estiver pronto para adicionar sua água potável ao tanque, adicione uma colher de sopa de água sanitária por cada 100 litros de água para ajudar a resistir ao crescimento microbiano.

Manutenção

Os especialistas recomendam limpar o tanque de água de concreto pelo menos a cada dois anos, mas a cada ano é prudente.

Também é recomendável testar a água. Se você notar que está com um gosto ruim ou se você ou sua família sofrem de problemas gastrointestinais, não presuma que a água "parece" limpa é limpar limpo. As condições microbianas podem ser invisíveis e, ao enviar uma amostra de sua água para um laboratório de testes, você saberá em três dias ou menos se sua água é segura para continuar bebendo.

Se não for seguro, é hora de drená-lo para uso em águas cinzas e repetir esse processo, e em breve você estará se hidratando com segurança novamente.

Pin
Send
Share
Send