Como escolher e usar enchimentos de madeira

Pin
Send
Share
Send

Um bom material de enchimento de madeira não encolhe ou racha e quase desaparece após a aplicação.

Enchimento de madeira, massa de madeira, remendo de madeira, composto de spackling ... como você chama, se estiver trabalhando com madeira, você precisará de algum em algum momento. Os tipos disponíveis são tão variados quanto os projetos para os quais você precisa, e saber qual deles usar pode fazer a diferença entre um reparo permanente e um que dura apenas algumas semanas. Algumas cargas leves secam rapidamente, permitindo que você aplique tinta ou finalize pouco tempo depois de aplicá-las. Outros demoram mais para endurecer, mas, quando o fazem, são mais duros ou mais duros que a própria madeira. Outros ainda foram projetados para combinar com a cor da madeira que você precisa preencher.

Enchimentos de madeira: uma visão geral

O material que é melhor para preencher um dente ou um arranhão profundo na madeira pintada de interiores é muito diferente daquele que você usaria para consertar defeitos em uma peça de mobiliário, piso ou deck com acabamento natural. A trabalhabilidade é mais importante do que a cor ou a durabilidade no preenchimento de madeira pintada, enquanto o oposto é verdadeiro no preenchimento de móveis envernizados ou lacados. A cor também é importante para as cargas de piso, que também precisam ser duráveis. Ao preencher madeira externa sujeita a podridão e empenamento, a durabilidade é ainda mais um problema.

Os enchimentos de madeira à base de solvente são uma opção popular, disponível em diferentes tonalidades para combinar com os acabamentos da madeira.

Diferentes tipos de carga de madeira incluem:

  • Composto spackling de vinil. Este material é leve, barato e de secagem rápida. É perfeito para pequenos defeitos em madeira e paredes interiores pintadas. Você pode esfregá-lo com o dedo, esperar 5 minutos, esfregar com lixa e tinta.
  • Massa de vidraceiro do pintor. Se você estiver reparando pequenos defeitos na madeira externa, esse é o material a ser usado. É à base de óleo e permanece flexível, portanto não racha com o tempo e não se lava na chuva. Porém, ele não tem muito corpo e não é bom para preencher grandes buracos ou rachaduras.
  • Composto de remendo à base de água. Vendido sob nomes como Rock Hard Putty de Durham e Fix-It-All, este gesso branco endurece. Faz reparos sólidos em madeira pintada para interiores e exteriores, mas é difícil lixar. Se você deseja uma reparação suave, use um adesivo como subpêlo e cubra-o com um material mais viável.
  • Remendo à base de óleo. Mais viável que a variedade à base de água, é um ótimo material para preencher rachaduras e pequenos orifícios em toda a madeira pintada. Também é o melhor produto para suavizar uma superfície de madeira que ficou rachada e resistiu com o tempo.
  • Massa de látex. Os profissionais de revestimento usam massa de látex para preencher as lacunas nos pisos de madeira antes do acabamento. É duro e seca rapidamente, e vem em várias cores para combinar com a maioria dos tipos de madeira. Amolece quando exposto à água, por isso não é adequado para aplicações externas, mas faz grandes reparos em todas as superfícies internas - não apenas no piso.
  • Massa de madeira à base de solvente. As pequenas latas de material de madeira que você vê nas prateleiras das lojas de ferragens são uma emulsão de fibras de madeira em uma mistura de verniz e óleo. Eles são os materiais de enchimento para móveis lacados ou envernizados.
  • Massa epóxi. Este produto em duas partes é o mais forte estruturalmente de todos os enchimentos. Ele endurece mais do que a própria madeira e pode realmente impedir que as rachaduras se alargem. Tem uma aparência plástica quando seca, portanto deve ser pintada.
Crédito: MinwaxO enchimento de madeira epóxi tem duas partes que precisam ser misturadas.

Como usar o Wood Filler

Você pode usar muitos tipos de material de enchimento diretamente para fora do recipiente, mas alguns precisam ser misturados com água ou endurecedor. Aqui estão algumas dicas para obter os melhores resultados com qualquer produto que você usar.

Coisas que você precisa

  • Espátula

  • Rag

  • Lixa de grão 120 ou mais fina

  • Lata de acabamento com spray (opcional)

  • pincel

Etapa 1 Aplique apenas na madeira seca

Aguarde que a madeira exposta a danos causados ​​pela umidade ou pelo clima fique com uma cor uniforme antes de aplicar o material de enchimento. Se você aplicar a carga sobre madeira escurecida pela umidade, bloqueará a umidade, o que pode causar podridão e quase certamente fará com que a carga falhe.

Etapa 2 Aplique com o dedo ou com uma espátula

Você pode usar o dedo para inserir a carga de madeira em pequenos orifícios, o que minimizará a quantidade de carga que você precisa remover lixando. Encha rachaduras e defeitos maiores com uma espátula. Desenhe a faca transversalmente através do grão para preencher buracos e rachaduras e raspe ao longo do grão da madeira para remover o excesso de carga. Limpe com um pano.

crédito: MinwaxO enchimento de madeira de qualquer tipo pode ser aplicado com uma espátula.

Etapa 3 Use o preenchimento sustentável, se você planeja manchar

Verifique o recipiente para garantir que o produto seja sustentável. A maioria das cargas de látex e produtos à base de solvente que contêm pó de madeira são manchados. O enchimento de madeira epóxi e o lápis de cera que você usa para esconder arranhões nos acabamentos de madeira não são.

Passo 4 Deixe secar e depois lixe levemente

Use uma lixa de grão 120 ou mais fina para lixar o excesso de preenchimento após a secagem. Pode ser necessário um arquivo ou lima para preenchimentos de epóxi. É melhor lixar à mão para evitar o desgaste da área preenchida. Sempre lixe na mesma direção que o grão da madeira para evitar arranhões.

Crédito: MinwaxAlise a área com lixa ou lima de madeira.

Etapa 5 Aplicar tinta ou acabamento

Cubra a massa com um retoque, usando uma lata de spray ou um pincel. Isso não apenas camufla o reparo e ajuda a desaparecer, mas também protege o material de enchimento e faz com que ele dure mais tempo.

Dicas

Se você não conseguir encontrar um material de enchimento com a cor e a textura certas para reparar uma peça de mobiliário, faça o seu próprio usando serragem e cola epóxi. Misture a cola com o endurecedor, depois misture a serragem para fazer uma pasta amadeirada e aplique-a antes que o epóxi endureça. Evite usar cola de carpinteiro para isso, pois seca com uma cor acinzentada que diminui a cor da serragem.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Isso vai virar febre na construção e em seu lar espuma expansivaVárias utilidades! (Pode 2024).