Por que meu fogão a gás está queimando laranja?

Pin
Send
Share
Send

As chamas de um fogão a gás natural podem levar você a um possível risco. Se vir chamas laranja em vez de chamas azuis, os queimadores podem precisar de limpeza ou ajuste. A cor laranja alerta você para a combustão inadequada do seu fogão a gás, que pode emitir níveis inseguros de gás monóxido de carbono.

Crédito: kurga / iStock / Getty Images Fogão a gás com chama laranja

Princípios de combustão

Para uma combustão completa, um fogão a gás deve fornecer a quantidade adequada de combustível que se misture com o equilíbrio correto de oxigênio, que produz dióxido de carbono ou CO2. Mas quando a mistura combustível-oxigênio é desequilibrada, a combustão é incompleta e o monóxido de carbono, ou CO, é o subproduto. A cor da chama é proporcional à intensidade do calor - as chamas mais quentes, resultantes das relações combustível-oxigênio adequadas e que atingem a combustão completa, são azuis. Quando a mistura combustível-oxigênio é desequilibrada, no entanto, bolsas mais frias são produzidas nas chamas porque o combustível não é consumido adequadamente. O resultado são chamas alaranjadas.

Chamas alaranjadas

Um desequilíbrio na mistura combustível-oxigênio pode ter várias causas. Os orifícios do queimador de gás podem ficar obstruídos devido ao acúmulo de fuligem, o que resulta em um fornecimento desigual de combustível ao queimador. Quando a chama queima a fuligem, a incandescência resultante é laranja. O orifício errado pode ser instalado para o tipo de gás que você está usando; propano líquido e gás natural não têm os mesmos requisitos de ar para combustível. O obturador de ar pode ter um tamanho inadequado ou danificado, impedindo que a quantidade correta de oxigênio se misture com o combustível. Com um suprimento insuficiente de oxigênio, apenas parte do gás pode inflamar-se em uma chama azul mais quente e o restante é desperdiçado em uma chama laranja mais fria.

Bandeira vermelha

O gás monóxido de carbono é um subproduto da combustão. Fogões a gás que produzem chamas azuis normalmente emitem níveis seguros de CO quando usados ​​para tarefas normais de cozinha. Chamas laranja, no entanto, são um alerta de bandeira vermelha de que níveis elevados de CO podem estar presentes. O envenenamento por CO causa sintomas semelhantes aos da gripe, como dor de cabeça, tontura e náusea. Em casos extremos, o CO recebe o nome de assassino silencioso, porque pode fornecer uma dose letal para vítimas inocentes por meio de sua presença incolor e inodora. Aviso: Um fogão a gás não é um aparelho ventilado e nunca deve ser usado para aquecimento doméstico. Até uma chama azul emite algum CO, que pode acumular-se a níveis perigosos na ausência de ventilação.

Luz verde

A solução para o problema começa com o reconhecimento de que uma chama laranja de um fogão a gás é uma bandeira vermelha. O próximo passo é agendar uma inspeção completa por um técnico qualificado em equipamentos a gás. O técnico pode precisar limpar os orifícios do queimador de gás, ajustar o obturador de ar ou substituir um queimador de tamanho inadequado. Corrigir uma mistura desequilibrada de combustível e oxigênio não é uma tarefa do tipo faça você mesmo. Um recurso importante de segurança doméstica é a instalação de monitores que alertam sobre níveis inseguros de CO.

Pin
Send
Share
Send