Como escolher cores para uma combinação de sala de estar e sala de jantar

Pin
Send
Share
Send

Para criar um espaço calmo e coeso, trate a combinação de sala de jantar e sala de estar como um quarto individual. O planejamento adequado pode ajudá-lo a destacar os melhores recursos da sala. A escolha criteriosa das cores coordenadas unirá o espaço e deixará você com uma aparência de designer.

Crédito: Jupiterimages / Stockbyte / Getty ImagesUma mulher lê o jornal em sua casa contemporânea e rústica.Crédito: Wavebreakmedia Ltd / Wavebreak Media / Getty Images Paletas de cores e uma roda de cores em uma mesa.

Adquira uma roda de cores. Eles estão disponíveis online ou em uma loja de tintas. A roda de cores é o seu guia para encontrar as tonalidades que funcionarão melhor no espaço. Para tratar o espaço como um quarto individual, é particularmente importante ter cuidado com as cores que você introduz. Um bom lugar para começar é observar a cor do seu sofá, a maior peça de mobiliário da sala de estar. Faça dele o ponto focal colorido em torno do qual você toma todas as outras decisões de decoração.

Crédito: Justin Krug / iStock / Getty ImagesUma sala de estar e sala de jantar em tons neutros.

Escolha uma cor de tinta para as paredes. Opte por um tom complementar, o matiz diretamente em frente à cor do seu sofá na roda de cores. Por exemplo, se o seu sofá é verde-azulado médio, a cor à sua frente no volante é bege areia. Escolha uma tonalidade análoga, uma cor diretamente ao lado da cerceta no volante. Nesse caso, seria verde ou azul. Outra opção é usar uma sombra monocromática. A decoração em um esquema de cores monocromático envolve o uso de tons mais claros e escuros de azul-petróleo. A opção final é usar um tom neutro, uma cor que funcione com quase todas as cores e ajude a tornar o espaço maior. Marrom, castanho, creme e casca de ovo são exemplos de tons neutros.

Uma mesa de jantar é decorada com detalhes coloridos que combinam com a sala de estar.

Implemente a regra 60-30-20 que os designers usam. Essa regra estabelece que, para que uma sala alcance uma paleta de cores equilibrada, 60% do espaço deve ser coberto com uma cor primária. Nesse caso, serão suas paredes. Trinta por cento da sala deve consistir em uma cor secundária, encontrada no tecido dos móveis, nas cortinas e no tapete da área. Os 10% finais devem ser uma tonalidade acentuada que você introduz através de acentos, como tapetes de mesa, abajures, arranjos de flores e obras de arte. No caso de um espaço com um sofá azul-petróleo, as paredes podem ser marrom claro. Acentos em um tom mais profundo de marrom ou azul de intensidade semelhante ao sofá verde-azulado funcionariam bem.

crédito: ????????? / iStock / Getty ImagesUma moderna sala de estar e sala de jantar com tons neutros e detalhes em vermelho.

Camada de mobiliário. É fácil para um espaço de dupla finalidade parecer "ocupado". Para evitar isso, aplique um detalhe de cada vez e pare quando tiver equilíbrio. Isso pode consistir em algumas obras de arte, almofadas que combinam com as capas das cadeiras da sala de jantar e um único candelabro. O ditado "menos é mais" é especialmente verdadeiro ao decorar um espaço de dupla finalidade.

Uma mulher feliz senta-se em uma cadeira com seu bebê.

Edite o espaço. Mesmo depois de colocar cuidadosamente o mobiliário em camadas na sala, afaste-se e decida se há algo que a sala possa prescindir. Se você gosta de um item, mas ele não se encaixa no espaço, use-o em outra sala ou guarde-o para uso posterior.

Pin
Send
Share
Send