A diferença entre brocas de ponto de divisão e padrão

Pin
Send
Share
Send

Toda oficina de madeira doméstica bem equipada começa com um conjunto de brocas de tamanho variável. Ao longo dos anos, os marceneiros acumularão uma pequena coleção de brocas especiais para rebarbação, furação em ângulo e até mesmo furação. Não é incomum encontrar um ou mais bits de velocidade entre essas ferramentas especializadas, incluindo o versátil bit de ponto de divisão. Se você trabalha com madeiras duras e outras madeiras raras e valiosas, um ponto de divisão é essencial para proteger seu investimento.

Não é incomum para um marceneiro ter uma coleção de bits especiais.

Brocas de ponto padrão

Todo marceneiro utilizou inúmeras brocas padrão ao longo de vários projetos e, para construção geral, essas brocas devem acomodar suas necessidades. O eixo da broca possui duas ranhuras curvas, chamadas esporas, que levantam detritos do furo que você está perfurando. A ponta de uma broca padrão é lisa, chegando a um ponto leve, quase como se a ponta da broca estivesse usando uma pequena tampa arredondada. Infelizmente, a menos que sua madeira forneça atrito substancial e sua broca seja perfeitamente perpendicular à superfície, esses pontos de tampa lisa podem escorregar do alvo e arrancar sua madeira. Isso é chamado de "caminhada".

Brocas de ponto de divisão

Entrando na categoria de bits de velocidade, os bits de ponto de divisão eliminam quase completamente a "caminhada". O eixo de uma broca de ponto de divisão de qualidade apresenta três ranhuras que afastam os detritos, permitindo que você faça furos mais rapidamente e com menos chance de obstáculos. Esses sulcos continuam até a ponta da broca, onde cortam a tampa da ponta, quebrando a superfície lisa. Isso cria uma ponta de broca ranhurada que se ancora mais facilmente na madeira e mantém a sua broca no alvo.

Identificação

Muitos fabricantes de brocas de ponto de divisão não marcam seus bits especificamente com a designação de "ponto de divisão". Isso pode dificultar a localização desses bits superiores em sua loja de ferragens local ou online. Determine se um bit é um bit de ponto de divisão examinando atentamente a imagem do bit ou o próprio bit. A ponta nunca deve ter uma tampa circular ininterrupta. A superfície da ponta da broca deve aparecer cortada, criando uma forma não muito diferente de um cata-vento.

Outros bits de velocidade

Se você não conseguir encontrar uma broca de ponto de divisão no tamanho exigido pelo seu projeto, considere usar uma broca de ponta de pá ou de parafuso em vez de arriscar sua madeira para uma broca padrão. Uma broca de ponta de pá tem uma ponta achatada, com o formato de uma pá de jardinagem com uma ponta pronunciada no final. Nenhuma "caminhada" ocorrerá ao usar um ponto de pá, embora o eixo da broca não tenha esporas, portanto, espere alguns obstáculos onde você precisará limpar manualmente os detritos do furo. Outra alternativa é uma ponta de parafuso, que limpará os detritos com a mesma eficiência que um ponto de divisão com suas três ranhuras do eixo. Uma ponta afiada em forma de parafuso neste bit elimina a "caminhada".

Pin
Send
Share
Send