Reparo pequeno do motor elétrico

Pin
Send
Share
Send

A solução de problemas de um pequeno motor elétrico que falha é mais eficaz quando você segue um procedimento passo a passo que elimina possíveis causas e ajuda a isolar circuitos ou componentes defeituosos. Como em todas as modificações em equipamentos elétricos ou eletrônicos, desconecte o motor antes de fazer modificações ou reparos.

Verifique se o motor possui uma fonte de alimentação

Passo 1

Verifique a tomada na qual o motor está conectado para garantir a disponibilidade de energia. Verifique conectando a lâmpada de trabalho na tomada e ligando.

Passo 2

Verifique o disjuntor se a tomada não tiver energia. Se o disjuntor for disparado "off", redefina para "on" e conecte novamente o motor.

Etapa 3

Tente dar partida no motor. Se o motor falhar, verifique o disjuntor. Se o disjuntor retornar à posição "desligado", o problema está no motor.

Passo 4

Verifique o cabo de alimentação do motor removendo os dois fios que se conectam ao motor e conectando-os temporariamente, juntando ou conectando com um fio de ligação em ponte. Conecte os fios do voltímetro individualmente aos dois conectores da tomada. Com o voltímetro definido como RX 1, dimensione a dobra do medidor e torça o cabo de alimentação. Uma leitura de 0 ohms indica que o cabo está bom. Uma leitura mais alta indica um curto no cabo, e o cabo deve ser substituído.

Etapa 5

Verifique o funcionamento do interruptor do motor. Desconecte os dois fios que conduzem do interruptor ao motor e conecte-os aos fios do voltímetro e, com o medidor definido na escala RX 1, ligue e desligue o interruptor. O medidor deve pular de 0 ohms na posição "off" para altos ohms na posição "on". Se não houver alteração na leitura, a chave está com defeito e deve ser substituída.

Verificar comutador e escovas

Passo 1

Remova o alojamento do motor desapertando e removendo os parafusos do alojamento, expondo a bobina de campo e o comutador.

Passo 2

Inspecione a superfície do comutador quanto a sujeira, óleo, poeira de metal e indicações de corrosão ou queima.

Etapa 3

Limpe e polir o comutador usando uma lixa fina mantida contra a superfície do comutador enquanto o comutador é girado.

Passo 4

Inspecione o comutador para uma única barra sem caroço ou descolorida (quando comparada com as outras), pois isso é uma indicação de um circuito aberto na bobina de campo.

Etapa 5

Realize a verificação da barra do comutador configurando o voltímetro na escala RX 1 e, em seguida, encostando as sondas do medidor nas barras adjacentes do comutador, movendo-se gradualmente em todo o perímetro do comutador. As leituras devem ser as mesmas em todas as verificações barra a barra. Uma leitura de ohm alto indica um circuito aberto; 0 ohms indica um curto-circuito e o comutador está com defeito.

Etapa 6

Verifique as escovas do comutador para garantir um contato sólido e uniforme com o comutador.

Etapa 7

Verifique as molas das escovas para garantir que a pressão aplicada às escovas seja uniforme e suficiente para prendê-las firmemente contra o comutador.

Etapa 8

Substitua as escovas gastas e as molas fracas da escova.

Realizar uma verificação de bobina de campo

Passo 1

Defina o voltímetro na escala RX 100 e prenda as sondas do medidor em cada um dos dois fios da bobina de campo (fios).

Passo 2

Substitua a bobina se você obtiver uma leitura alta, indicando um circuito aberto e que a bobina está com defeito.

Etapa 3

Substitua a bobina se houver uma leitura baixa entre as verificações do comutador, indicando um curto-circuito nas bobinas de campo.

Pin
Send
Share
Send