O que é um vaso de aipo?

Pin
Send
Share
Send

Embora o aipo seja um vegetal de baixo custo comum em supermercados, ele tem uma história elevada nos Estados Unidos. Durante a era vitoriana, as famílias ricas consideravam o aipo um deleite luxuoso. Eles mantinham talos do vegetal em vasos de vidro intricadamente cortados, cheios de água, como forma de servir lanches entre as refeições. Hoje, museus de artes plásticas exibem vasos de aipo como obras de arte decorativa americana.

Crédito: Secha6271 / iStock / GettyImagesO que é um vaso de aipo?

História do vidro pressionado

Durante o início do século 19, a fabricação de vidro passou por uma revolução. Anteriormente, os artesãos usavam zarabatanas para criar artigos de vidro, mas os avanços tecnológicos levaram ao desenvolvimento do vidro prensado, uma técnica que molda o vidro derretido usando um êmbolo. Em 1850, os fabricantes começaram a produzir vidro prensado em grandes quantidades e aperfeiçoando padrões decorativos em artigos de vidro, como vasos de aipo. Alguns dos fabricantes mais famosos de vasos de aipo, incluindo a Fosteria, tinham sede em Fosteria, Ohio.

O Propósito do Vaso

Desde a década de 1830 até o início da década de 1900, o aipo era um vegetal raro e caro que exigia muito cuidado para cultivar. Os cozinheiros limpavam e raspavam os talos crus e depois os colocavam em água fria em vasos de vidro altos. Esse estilo de preparação e apresentação em vasos de aipo caros era um símbolo de prestígio e confirmou o status de classe alta da família.

Recursos simples de elaborar

O design dos vasos de aipo varia de estilos simples a decorações elaboradas, semelhantes a flores com bordas recortadas ou caneladas. As bases dos vasos apresentam desenhos de corte como estrelas ou outras formas. Os desenhos de vidro pressionado no corpo dos vasos incluem padrões elaborados, formas geométricas complexas, redemoinhos de contas, cenas de paisagens e motivos da natureza. Alguns vasos são feitos de vidro colorido fosco. Alguns vasos feitos sob medida têm os nomes de seus proprietários gravados na base. Mesmo quando os vasos não tinham aipo, os proprietários os usavam como peças centrais da mesa e para segurar flores.

O declínio do vaso

A produção de vasos de aipo diminuiu no início do século 20, quando o estilo de apresentação do aipo mudou para servir o vegetal em pratos planos. O prestígio de possuir vasos de aipo declinou quando os fabricantes começaram a produzir em massa os objetos. Os avanços agrícolas que levaram a variedades de aipo mais fáceis de cultivar também tornaram o vegetal menos prestigioso. Hoje, museus e galerias de artes plásticas exibem vasos de aipo antigos como obras de arte decorativa americana que dão uma idéia da vida dos ricos durante a era vitoriana. Antiquários, casas de leilão e revendedores especializados de vidro também catalogam e vendem vasos de aipo.

Pin
Send
Share
Send