Como selar madeira compensada

Pin
Send
Share
Send

O compensado é um material durável para projetos, mas é necessário selar o compensado para protegê-lo contra danos causados ​​pela água e apodrecer e para garantir um acabamento duradouro. Depois de selado, você pode finalizar seu projeto com tinta ou poliuretano. Você pode encontrar os materiais para selar madeira compensada em qualquer loja de ferragens ou acessórios para a casa. Quanto mais cuidado você tomar com a preparação da madeira, mais durável será o seu projeto finalizado (talvez o forte de uma criança, uma mesa de piquenique ou uma bancada de oficina).

A madeira compensada de vedação é fundamental para um acabamento duradouro.

Passo 1

Lixe todos os lados do compensado usando uma lixa de 80 grãos. Você deseja lixar em um movimento de vaivém ao longo do grão natural da madeira, e não através dela.

Passo 2

Repita o lixamento com uma lixa de grão 120. Isso ajuda a obter um acabamento mais suave. Você pode usar uma lixa de grão ainda mais alto (como 160) para obter um acabamento ainda mais suave, mas isso é desnecessário com o compensado.

Etapa 3

Limpe qualquer pó de madeira compensada com um pano ou pano limpo. Prepare uma área de trabalho adequada e livre de poeira para aplicar o selador de lixamento.

Passo 4

Aplique selador de lixa em pinceladas uniformes para revestir a superfície da madeira, usando um pincel limpo. Não sature a superfície. A chave para um acabamento suave é aplicar o pêlo uniformemente. Deixe o selador de lixamento secar, conforme as instruções do fabricante. Se você planeja vedar os dois lados do compensado, termine primeiro um lado e deixe secar completamente antes de virar.

Etapa 5

Use uma lixa de grão 120 novamente para lixar levemente a superfície selada. Isso removerá os solavancos que sobraram da areia original e pequenos bolsões de ar que geralmente se formam na superfície quando selados pela primeira vez. Lixe apenas o suficiente para obter uma sensação suave da madeira, mas sem passar pelo selador. A madeira aparecerá com aparência de cera, o que é normal.

Etapa 6

Aplique uma camada final de selador de lixamento e deixe secar. Repita a Etapa 5 no verso, se necessário.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como lixar e selar madeira - design DIY (Abril 2024).