Como as rosas são polinizadas?

Pin
Send
Share
Send

Todas as rosas devem ser polinizadas para produzir frutos e sementes, embora também possam ser propagadas a partir de estacas de caule. A polinização envolve o movimento do pólen de uma flor para a próxima, ou entre os órgãos sexuais da mesma flor. Os vetores para mover o pólen incluem vento, pássaros e insetos. Jardineiros também podem polinizar rosas à mão, com as ferramentas e o tempo adequados.

As rosas polinizam de várias maneiras.

Polinização por insetos

Abelhas e borboletas são os principais polinizadores de insetos de muitas plantas, incluindo rosas. Quando uma abelha tira o néctar de uma flor, o pólen gruda nas pernas e nos pêlos do corpo. Quando passa para a próxima flor, parte do pólen se desprende e adere ao órgão sexual feminino da rosa, polinizando-o. Uma borboleta tem uma longa probóscide que investiga o néctar. Quando uma borboleta sobe através de uma flor, ela coleta o pólen nas pernas e nas asas, transferindo-o quando voa para a próxima flor. Borboletas e abelhas são mais atraídas por rosas amarelas e perfumadas.

Polinização de pássaros

Os pássaros são mais atraídos por rosas vermelhas e alaranjadas porque vêem melhor essas cores. Beija-flores, em particular, são excelentes polinizadores. Por pairarem enquanto se alimentam, suas asas agitam o pólen, movendo-o de flor em flor. Muitos outros tipos de pássaros se alimentam de sementes quando o fruto se desenvolve após a polinização, e as sementes são dispersas em seus excrementos.

Polinização por vento

As correntes de ar são outro polinizador importante para as rosas. Espace as roseiras para que tenham bastante ventilação entre elas. A superlotação pode levar a problemas de doenças e insetos e também pode diminuir a polinização se o ar não puder se mover livremente. Uma brisa pode pegar liberando pólen, dispersando-o por uma grande área. Algumas delas não podem deixar de pousar nas superfícies pegajosas onde ocorre a polinização.

Polinização Artificial

As rosas também podem ser polinizadas e hibridizadas por mãos humanas. Quando a rosa estiver totalmente aberta, colete as anteras ou filamentos do centro da rosa com os dedos. Coloque-os em um pedaço de papel para secar por 24 horas e sele-os em uma jarra hermética até que você esteja pronto para polinizar. Pincele delicadamente o pólen no estigma da flor com um limpador de cachimbo ou pincel de artista.

Pin
Send
Share
Send