Como funciona a radiação em uma geladeira?

Pin
Send
Share
Send

A família moderna cairia no caos sem uma geladeira. Quase todos os lares do mundo ocidental dependem deles para armazenar com segurança carne, laticínios, saladas, frutas frescas e cervejas geladas. A geração mais velha pode se lembrar da vida diante da geladeira, mas para a geração mais jovem, seu zumbido constante e presença tranquilizadora é um simples fato da vida. No entanto, sem produzir uma certa quantidade de radiação, os frigoríficos não funcionariam.

Que outros segredos uma geladeira guarda dentro?

A história da geladeira

O tamanho e a tecnologia dos primeiros frigoríficos os tornavam muito caros para o lar médio, e eram usados ​​principalmente para fins comerciais. O gás venenoso de amônia usado como refrigerante nos primeiros frigoríficos foi posteriormente substituído pelo clorofluorocarbono (CFC). Em 1927, a General Electric tornou o design dos frigoríficos menor e a tecnologia mais econômica. Foi um grande avanço e, na década de 1930, foi estimado que 60% das casas americanas tinham uma geladeira.

Como funciona um refrigerador

As geladeiras diminuem o crescimento e a reprodução de microorganismos que causam apodrecimento dos alimentos. Geladeiras antigas usam gás CFC, que é bombeado em um ciclo perpétuo por um motor elétrico nas bobinas da geladeira. Aqui o CFC absorve o calor e mantém tudo agradável e fresco. Como os CFCs são prejudiciais à atmosfera quando liberados, os refrigeradores modernos usam um gás chamado HFC, também conhecido como tetrafluoroetano. Quando a temperatura na geladeira atinge a configuração desejada, um dispositivo chamado termopar desliga a eletricidade, o que permite que a geladeira funcione. Os campos eletromagnéticos que o refrigerador gera são uma fonte de radiação.

Radiação eletromagnética

Muitos aparelhos modernos emitem campos eletromagnéticos (CEM). Considerados por alguns como o lado sombrio da tecnologia e o preço da conveniência, os CEM são invisíveis e emanam para o exterior, afetando tudo em suas proximidades. Eles ocorrem toda vez que você liga um dispositivo com energia elétrica e ativa a corrente elétrica. O grau de tensão determina a intensidade dos CEM que interagem para produzir radiação eletromagnética (EMR). Espalhando para fora de sua fonte, o EMR viaja na velocidade da luz. Os refrigeradores emitem baixo EMR e são considerados seguros quando usados ​​corretamente, mas se houver um mau funcionamento, eles são considerados um risco à segurança.

Geladeiras são prejudiciais?

Os frigoríficos modernos usam cerca de um décimo da eletricidade de seus antecessores. Eles são mais ecológicos e produzem menos radiação. Qualquer aparelho que se alimente com uma corrente elétrica contínua apresenta riscos. No entanto, quem pegar uma cerveja gelada da geladeira em uma tarde quente provavelmente achará que vale a pena correr esses riscos.

Pin
Send
Share
Send