O que significa luz do dia, frio e quente em lâmpadas?

Pin
Send
Share
Send

Os termos branco quente, luz do dia e branco frio têm significados específicos quando aplicados a lâmpadas. As distinções de cores são definidas pela escala de temperatura Kelvin, e a luz vista pelo olho humano tem uma aparência distinta para cada tipo de lâmpada.

Kelvin Temperaturas de Cor

A temperatura de cor das lâmpadas cai em um espectro ao longo da escala de temperatura absoluta de Kelvin. Quanto maior o número Kelvin, mais fria a luz aparece. Nesse sistema, as seguintes definições se aplicam:

  • Lâmpadas brancas quentes tem uma temperatura de cor variando de 2500K a 3000K. Brancos quentes têm um tom amarelo, que é considerado uma cor "quente".
  • Lâmpadas brancas frias caem na faixa de 3100K a 4500K. A luz aparece como um branco neutro e brilhante que escurece em azul na extremidade superior desse intervalo.
  • Lâmpadas diurnas têm temperaturas de cor que começam em 4600K e podem variar de 6500K ou superior. Essas lâmpadas emitem luz que aparece nitidamente sombreada em azul e simula a cor natural da luz do dia, que é de 5600K em um dia ensolarado ao meio-dia.

Cores das lâmpadas, humor e uso do quarto

A temperatura de cor de uma lâmpada pode afetar o humor, bem como a aparência das cores na sala.

Branco quente é familiar para a maioria das pessoas, porque é a cor da luz produzida pela maioria das lâmpadas incandescentes. A iluminação branca quente exala a sensação de calor, calma e relaxamento, tornando-o ideal para quartos, salas de jantar e salas de estar. Essa cor da luz aprimora as cores quentes da tinta, mas pode fazer com que as cores frias pareçam opacas. Por exemplo, alguns tons de roxo podem parecer marrons sob luz quente.

Branco frio a luz tem uma sensação animada e aprimora cores frias, como brancos, azuis e verdes. A nitidez deste tipo de luz o torna adequado para banheiros e áreas de trabalho, como cozinhas, escritórios domésticos, caves e garagens.

Iluminação com luz do dia As lâmpadas produzem uma iluminação vibrante e intensa que é freqüentemente vista como excessivamente severa para uso doméstico. No entanto, é ideal para uma oficina em casa, sala de costura ou artesanato, porque fornece uma iluminação clara para trabalhos orientados a detalhes. As lâmpadas diurnas também são adequadas para iluminar uma área de exibição, como prateleiras com livros ou itens colecionáveis, e para iluminação de segurança.

Renderização de cores

Quando a percepção precisa das cores é importante, a capacidade das lâmpadas de renderizar cores deve ser considerada. Essa característica, separada da temperatura da cor, depende do índice de reprodução de cores da lâmpada ou CRI. O CRI é um número que varia de 0 a 100, com os números mais altos indicando as melhores lâmpadas para a reprodução de cores. A maioria das lâmpadas incandescentes e halógenas são próximas a 100 CRI. As lâmpadas fluorescentes podem variar de 75 a 90 CRI, mesmo que sejam lâmpadas com a mesma temperatura de cor. Se você estiver executando um trabalho que exija uma renderização precisa das cores, bem como uma iluminação brilhante para obter detalhes, procure uma lâmpada com temperatura de cor próxima de 5000K e um CRI de 90 ou mais.

Pin
Send
Share
Send