Como cultivar romã

Pin
Send
Share
Send

O paraíso das romãs fica assim: invernos frios e verões quentes e secos. E a romã (Punica granatum L.) oferece muito amor, incluindo flores alaranjadas brilhantes, folhas verdes brilhantes e essa categoria própria de fruta vermelha-rosa. Se você considera essas plantas arbustos altos ou árvores pequenas, elas são sem dúvida ornamentais, proporcionando cor, textura e interesse visual em qualquer jardim.

Os romãs são adoráveis ​​e deliciosos - Foto de janaph / iStock / GettyImages

Noções básicas da árvore de romã

Uma romãzeira é uma planta espessa que pode crescer até 10 metros em seu reino natural, do Irã ao Himalaia no norte da Índia. Foi trazido para os Estados Unidos por colonos espanhóis em 1769.

No cultivo, a romã geralmente atinge cerca da metade dessa altura, mas mantém sua forma elegante e arredondada, construída com inúmeros ramos rígidos e espinhosos. Os galhos são cobertos com folhas brilhantes de couro que geralmente caem no inverno, embora as árvores às vezes sejam sempre verdes e retenham as folhas o ano todo. As flores têm a forma de pequenos vasos e excepcionalmente vistosos, um vermelho-alaranjado que parece chamativo contra a folhagem. A casca do tronco da romã começa como mogno, mas amadurece em cinza.

A maioria das romãs são cultivadas por seus frutos, que são completamente únicos. A casca da fruta da romã é coriácea e um rosa profundo ou vermelho. A fruta é quase redonda, com até 10 cm de diâmetro, com um cálice proeminente na base que parece uma coroa. O interior da fruta é seccionado em compartimentos por tecido esponjoso branco. Cada compartimento é embalado com pequenos sacos cheios de frutas suculentas e azedas, geralmente vermelhas ou rosa, com uma semente. São esses sacos que são comestíveis e usados ​​para fazer suco de romã.

As romãs têm vida longa. Eles podem viver até 200 anos.

Plantio de romã

Se você está pensando em plantar romãs, a primeira coisa a verificar é o seu clima. Essas árvores preferem uma região semi-árida com um clima ameno, temperado ou subtropical. Eles se saem melhor em áreas com invernos frescos e verões quentes. Nos EUA, as romãs frutificam principalmente no sudoeste, como as partes mais secas da Califórnia e do Arizona.

Se você decidir ir em frente e plantar romãs, selecione um local na parte mais ensolarada e quente do quintal ou jardim. Você pode cultivá-los a partir de sementes, mas é mais rápido comprar uma árvore jovem. As romãs frutificam melhor em pleno sol, apesar de crescerem e florescerem em sombra parcial. Essas árvores são ótimas plantas paisagísticas, devido à sua atraente folhagem, flores e frutos. Dê à sua romã um solo bem drenado, mas o solo comum ou o barro são bons, assim como o cascalho coberto de pedras.

Cuidados de romã

Se você já criou uma árvore cítrica, saberá como irrigar as plantas de romã, porque elas exigem a mesma quantidade de água. É necessária uma irrigação completa no plantio, e você deve continuar sendo generoso com água durante a primeira estação de crescimento. Uma vez estabelecidas as raízes das árvores, você pode cortar, e a romã pode suportar condições de seca.

A árvore será mais feliz e produtiva com 50 a 60 polegadas de água a cada ano. Irrigue pelo menos duas vezes por mês durante a estação seca. Manter o solo úmido pode impedir que os frutos se partam. A rega aérea também pode ser usada quando as temperaturas caem para proteger as árvores da geada e do congelamento.

Você também deve pensar em podar sua romã enquanto ela é jovem para moldá-la adequadamente. Uma vez que uma árvore é produtiva, a poda pode reduzir a quantidade de frutas.

Cultivares para experimentar

Muitas cultivares da romã foram desenvolvidas em todo o mundo. Aqueles desenvolvidos nos Estados Unidos podem ser os melhores para experimentar em sua horta. Eles incluem:

  • Belegal, de San Diego, com frutas grandes e doces.
  • Cloud, de U.C. Davis, com fruta média de cor verde / vermelho.
  • Caranguejo, de U.C. Davis, com frutas grandes e suco vermelho azedo.
  • Carne, de Fallbrook, Califórnia, com frutas rosa grandes e redondas e sabor doce.
  • Granada, de Lindsay, Califórnia, com frutos vermelhos escuros e doces.
  • Green Globe, de Camarillo, Califórnia, com frutas aromáticas de casca verde.
  • Home, de U.C. Davis, com frutas amarelo-vermelhas.
  • King, de U.C. Davis, com pele rosa escura e sabor muito doce.
  • Fenícia, de Camarillo, com frutas enormes e pele manchada de vermelho / verde.
  • Utah Sweet, de Utah, com fruta doce, de excelente qualidade e flores atraentes.
  • Maravilhoso, da Flórida, com frutas vermelho-púrpura profundas e carne suculenta carmesim; excelente para sucos.

Pin
Send
Share
Send