Perigos dos aquecedores de água a gás

Pin
Send
Share
Send

De vez em quando, uma história atinge o jornal local de um incêndio em casa causado por um aquecedor de água a gás. Geralmente, o fogo começa por materiais inflamáveis ​​deixados próximos ao tanque. Algumas pessoas ficam um pouco nervosas ao ouvir o som borbulhante do aquecedor de água, pensando que ele explodirá a qualquer momento. Existem perigos envolvidos nos aquecedores de água a gás, mas estes podem ser evitados com cautela extra por parte do proprietário.

Monóxido de carbono

Aparelhos a gás em casa que não são adequadamente ventilados podem causar envenenamento por monóxido de carbono em pessoas e animais de estimação que vivem em casa. O monóxido de carbono é um gás incolor e inodoro que pode deixá-lo doente repentinamente ou até causar a morte rapidamente. Os sintomas comuns do envenenamento por monóxido de carbono incluem dor de cabeça, fraqueza, náusea, tontura, dor no peito, vômito e confusão. O monóxido de carbono é um assassino silencioso porque as pessoas que dormem podem morrer envenenadas antes que os sintomas sejam notados.

Fogo

Incêndios de vapor inflamável acontecem quando os vapores desse aquecedor de água a gás se acumulam ao redor do aparelho e se inflamam quando o aquecedor de água é acionado. Materiais combustíveis, como latas de gasolina, produtos de limpeza e tintas, bem como papéis e roupas velhos podem ser inflamados durante um incêndio com vapor e causar mais danos.

Explosão

Explosões de aquecedores de água a gás podem ocorrer por dois motivos. Nos novos aquecedores de água a gás, o fundo é selado, portanto, há menos chance de os vapores chegarem à chama. Nos aquecedores de água a gás mais antigos, não havia vedação e o fundo estava praticamente aberto, apresentando risco de explosão. Outro motivo para a explosão de um aquecedor de água a gás é uma válvula de alívio de pressão com defeito. Se isso não estiver funcionando corretamente, a pressão aumentará no interior do tanque até que ele não aguente mais, resultando em explosão. Nunca, em nenhuma circunstância, tampe uma válvula de alívio de pressão.

Prevenção

Para ajudar a evitar acidentes relacionados a aquecedores de água a gás, verifique se o aquecedor de água está devidamente ventilado. Coloque detectores de monóxido de carbono em toda a sua casa para alertá-lo se os níveis se tornarem perigosos. Mantenha a área ao redor e perto do aquecedor de água a gás limpa, usando água pura, se possível. Os produtos químicos encontrados nos produtos de limpeza podem ser uma mistura perigosa com a fumaça de gás proveniente do aquecedor de água. Mantenha também a área livre de materiais combustíveis ou inflamáveis. Não armazene ou use qualquer tipo de produto químico perto do aquecedor de água.

Alternativas

Se você deseja evitar os perigos dos aquecedores de água a gás, existem alternativas. Os aquecedores de água elétricos usam eletricidade para aquecer a água; portanto, não há vapores para escapar e não há risco de envenenamento por monóxido de carbono. Você também pode querer verificar aquecedores solares de água, que são extremamente seguros e eficientes em termos energéticos.

Pin
Send
Share
Send