Como fazer tinta indiana

Pin
Send
Share
Send

A tinta da Índia, também chamada de tinta indiana ou chinesa, é uma mistura simples usada há séculos por calígrafos e artistas que precisavam de um meio que pudesse ser usado como uma cor de água para escrever e desenhar. A tinta da Índia foi fabricada pelos chineses no século III usando ossos queimados e piche de alcatrão. Os japoneses aperfeiçoaram a arte do Sumi-e, um processo de pintura por lavagem usando apenas tinta preta em papel branco. Por um longo período de tempo, a lâmpada preta, a fuligem deixada nas lâmpadas de óleo foi combinada com pinheiros carbonizados e outras madeiras como base para a mistura. Embora você possa comprar tinta nanquim em lojas de material de arte, convém fazer o seu próprio para usar em aquarela e outras artes.

Tinta chinesa fornece detalhes e plano de fundo nesta aquarela japonesa

Passo 1

Colha seu carbono usando uma escova para varrer fragmentos de carvão preto carbonizado de carvão completamente carbonizado em um prato de pedra ou porcelana. Ou, se você tiver furacões ou lâmpadas a óleo, colete o lampblack.

Passo 2

Pulverize o carbono no prato usando um suporte de cerâmica ou metal. Você deve acabar com uma poeira muito fina que deixa um revestimento leve quando arrancada da superfície de um pedaço de papel. Coloque o pó em uma tigela de cerâmica ou outra tigela não metálica de superfície dura.

Etapa 3

Adicione um copo de água destilada e mexa a tinta com um palito de picolé até formar uma lavagem espessa e ensopada. Mais carbono produzirá uma tinta mais preta e menos produzirá uma tinta mais clara. Como você pode diluir a tinta quando estiver pronto para usá-la, mantenha a solução a mais espessa possível enquanto a mistura.

Passo 4

Misture uma colher de chá de goma-laca peneirada ou flocos de goma-laca moída com a tinta, que funciona como um transportador, para que a tinta possa ser carregada em um pincel ou caneta.

Etapa 5

Armazene sua tinta da Índia em uma garrafa hermética ou deixe secar em bolos para usar com caligrafia ou pincéis de artista. A tinta ficará obsoleta devido à natureza orgânica dos transportadores; portanto, use a tinta líquida dentro de um mês ou mais a partir da data em que você a produzir. A tinta seca e de bolo tende a durar mais tempo. A tinta comprada na loja possui conservantes para prolongar a vida útil da tinta.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO FAZER TINTA INDIANA@ARTESANATO EM GERALFácil e Barato! (Pode 2024).