Como rotular um painel de serviço elétrico

Pin
Send
Share
Send

crédito: Total Electric, Inc. O código elétrico exige que você rotule ou indexe seu painel.

Quando você tiver um problema elétrico e precisar desligar um circuito, poderá identificar o disjuntor de controle imediatamente olhando o índice do painel. Esta é uma lista publicada dentro ou perto do painel principal de serviço elétrico que identifica cada disjuntor por número e posição e informa quais áreas da residência ele controla. Ele deve estar afixado na parte interna da porta do painel, mas você pode encontrá-lo grudado na placa frontal, na frente da porta do painel ou até na lateral do painel. A indexação adequada é mais do que uma questão ou conveniência e segurança. É um requisito de código, por isso é importante levar a sério.

Seu painel provavelmente foi indexado pelo eletricista que instalou sua casa, mas se você mora em uma casa que passou por reformas, o índice pode estar desatualizado. Nesse caso, agora é a hora de atualizá-lo. Quando você faz isso, é melhor trabalhar sistematicamente.

Antes que você comece

Se o painel já tiver um índice e você souber que está desatualizado, vá em frente, retire-o e jogue-o fora para começar do zero. Tentar apagar ou revisar etiquetas existentes pode criar uma mistura de diferentes estilos de escrita que podem ser confusos em caso de emergência. Lembre-se de que a pessoa que procura um disjuntor específico pode não ser você - pode ser um novo proprietário que não entende o sistema elétrico da casa.

A etiqueta ao lado de um disjuntor deve exibir o número desse disjuntor e nada mais.

O procedimento básico

A indexação de painel funciona melhor com duas pessoas. Posicione uma pessoa no painel e atribua às outras o dever de circular pela casa e testar os dispositivos. Use seus telefones celulares para se comunicar, se necessário. Como esse procedimento envolve desligar todos os circuitos individuais, é melhor trabalhar durante o dia quando houver luz na janela para ajudá-lo. Se você precisar trabalhar no escuro, poderá usar uma lanterna para se movimentar pela casa no escuro.

Coisas que você precisa

  • Marcador com ponta de feltro

  • Etiquetas adesivas

  • Papel

  • Testador de saída

  • Lanterna (conforme necessário)

Etapa 1 Numere cada disjuntor

Atribua um número a cada disjuntor dentro do painel, começando com o número 1 no canto superior esquerdo. É melhor que a sequência numérica prossiga do lado esquerdo para o fundo e continue do canto superior direito para o canto inferior direito. Escreva cada número com um marcador de ponta de feltro em uma etiqueta adesiva quadrada de 2,5 cm e afixe ​​cada etiqueta ao lado do disjuntor a que se refere.

Desenhe um diagrama da placa de circuito em um pedaço separado de papel 8 por 11 com os números organizados da mesma maneira que estão no painel. Deixe espaço suficiente ao lado de cada número para escrever uma descrição do circuito. Este é o índice real que você fixará na parte interna da porta do painel quando terminar.

Etapa 2 Iniciar o teste

Desligue todos os disjuntores. Um disjuntor está desligado quando é alternado em direção à parte externa do painel. Começando com o circuito # 1. Verifique cada luminária e tomada da casa para determinar quais são controladas por esse disjuntor. As luminárias são fáceis de identificar - basta ligar o interruptor de parede para ver se ele funciona com a luminária. Para verificar as tomadas, é necessário conectar algo. Se você não possui um testador de tomada, use um candeeiro de mesa que saiba que está funcionando. Identifique cada dispositivo que vem com um pequeno pedaço de fita adesiva para que você não precise retornar a ele. Depois de localizar todos os dispositivos no primeiro circuito, desligue o disjuntor e passe para o próximo disjuntor.

Esse processo será lento no início, porque você terá que verificar as luzes e tomadas em várias salas antes de passar para o próximo disjuntor. À medida que você atribui cada vez mais dispositivos a um circuito, as coisas começam a se mover mais rapidamente.

Etapa 3 Catalogue os resultados

Use uma folha de papel para fazer uma lista dos dispositivos que ganham energia quando você liga um disjuntor específico. Não suponha que todos os dispositivos em um circuito específico sejam todas luzes ou tomadas ou que estejam todos na mesma sala. Um circuito específico poderia facilmente alimentar as luzes da cozinha e do banheiro e terminar em um receptáculo externo. Ao final do processo, você deve ter todas as tomadas, interruptores de parede e luminárias identificadas pelo seu circuito correspondente. Não se esqueça de luminárias e tomadas externas ou de garagem ou galpão.

Etapa 4 Teste os circuitos do dispositivo por último

Cada aparelho de 240 volts, como o aquecedor de água e o forno, tem seu próprio disjuntor duplo.

Ao trabalhar no painel do disjuntor, você notará que alguns disjuntores são conjuntos emparelhados. Cada um desses disjuntores duplos controla um aparelho de 240 volts, como fogão, aquecedor de água, ar condicionado, secador elétrico ou forno. Cada conjunto emparelhado conta como um disjuntor e deve ter apenas um número ao lado. Como cada disjuntor duplo controla apenas um dispositivo, é melhor guardá-los para o final. Ligue cada um por vez, verifique qual dispositivo ganha energia e atribua o disjuntor a esse dispositivo.

Além disso, alguns disjuntores individuais podem controlar aparelhos dedicados, como geladeira, forno de microondas, lava-louças, máquina de lavar ou triturador de lixo. Certifique-se de que esses aparelhos também sejam verificados para determinar quais disjuntores monopolares os controlam. Lembre-se de que em casas mais antigas elas podem ser controladas por circuitos que também controlam as luminárias.

Dicas

Essa abordagem funciona para todos os aparelhos com um controle liga / desliga, exceto um aquecedor de água elétrico, porque não é óbvio quando o elemento do aquecedor de água é ligado. Você pode verificar o aquecedor de água descobrindo o painel de controle e testando os terminais com um testador de voltagem, mas se não quiser fazer isso, também poderá identificar o aquecedor de água por um processo de eliminação. Se nada parece acontecer quando você liga um dos disjuntores, faça uma anotação mental desse disjuntor e siga em frente. Depois de emparelhar cada um dos outros aparelhos com um disjuntor, volte ao disjuntor misterioso e atribua-o ao aquecedor de água.

Etapa 5 Faça o índice

Compile os resultados em uma descrição concisa de cada circuito e escreva a descrição no índice ao lado do número correspondente do disjuntor. Na maioria dos casos, todos os dispositivos de um único disjuntor estarão em uma sala ou parte específica da casa. As casas mais antigas, no entanto, podem ter vários quartos servidos por um único circuito - ou podem ter luminárias em quartos adjacentes servidos por um circuito com tomadas servidas por outro.

Ao descrever salas no índice, use termos que um futuro proprietário ou comerciante contratado possa entender. Por exemplo, em vez de "quarto de criança", diga "quarto de nordeste". Escreva as descrições a lápis para que possam ser facilmente atualizadas quando os circuitos forem modificados. Prenda ou cole o índice na parte interna da tampa do painel.

Uma dica útil

Uma planta baixa mostrando as posições de todos os dispositivos não é necessária, mas é útil.

Desenhe uma planta elétrica que mostre as posições de todas as tomadas, luzes e eletrodomésticos da casa. Qualquer pessoa que trabalhe no sistema elétrico no futuro o achará útil e será uma grande ajuda no processo de indexação.

Depois de indexar o painel, considere desenhar cada circuito na planta de uma cor diferente ou de alguma outra maneira que torne fácil e óbvio distinguir os circuitos. Isso ajudará você ou alguém não familiarizado com o painel a diagnosticar anomalias mais facilmente. Uma dessas anomalias seria o caso em que uma tomada GFCI em uma sala alimenta tomadas em outra sala e faz com que essas tomadas percam energia ao disparar.

Pin
Send
Share
Send