Como Fazer uma Mesa de Madeira Cortada Fresca

Pin
Send
Share
Send

Talvez você tenha acabado de remover uma árvore do seu quintal e gostaria de reutilizar parte da madeira, ou queira adicionar uma peça rústica à sua sala de estar. O uso de madeira cortada recentemente para madeira serrada exige secagem e tempero adequados para evitar manchas, apodrecimento e danos causados ​​por insetos. O processo é demorado e varia de acordo com o tipo de madeira, o clima e a época do ano, mas o produto final permite construir qualquer número de mesas de madeira.

Crédito: Russell Illig / Photodisc / Getty ImagesRemova a casca do tronco de uma árvore.

Secagem e Temperos

Passo 1

Corte a madeira em painéis de madeira, lajes ou tocos, dependendo de como você deseja fazer a sua mesa. Pedaços menores e mais finos de madeira secam mais rápido do que blocos e tocos sólidos.

Passo 2

Cinzele a casca da madeira cortada com um martelo de borracha e um formão para serviço pesado. A remoção da casca permite que a madeira tempere mais rapidamente.

Etapa 3

Localize uma área de empilhamento em terra aberta e nivelada, com boa drenagem e exposição ao vento. Encare a pilha para o sul ou oeste para uma exposição mínima à precipitação.

Passo 4

Crie uma base para empilhar a madeira no topo, certificando-se de que ela permita a circulação de ar e mantenha a madeira fora do chão. Uma linha de ligações ferroviárias ou blocos de concreto funciona bem. Coloque uma camada de polietileno abaixo deles para manter a umidade e impedir o crescimento de ervas daninhas.

Etapa 5

Empilhe as tábuas mais grossas nas camadas inferiores. Coloque uma linha de adesivos, ou espaçadores de madeira, entre cada camada de lajes ou tábuas. Coloque os adesivos perpendiculares ao comprimento das tábuas, colocando-os diretamente sobre as vigas da fundação, laços ou blocos. Os adesivos devem estar completamente secos e com 1 a 2 polegadas de espessura para fornecer fluxo de ar adequado. Repita o processo de estratificação.

Etapa 6

Pinte um selador à prova d'água nas bordas das peças de madeira para que não sequem muito rapidamente, causando um conteúdo de umidade irregular.

Etapa 7

Coloque um telhado ou abrigo à prova d'água sobre a pilha para proteção contra umidade. Deixe a madeira temperar de acordo com o tipo, o clima e a época do ano. Determine o tempo necessário para que o teor de umidade caia abaixo de 20% usando um gráfico ou calendário de tempero.

Fazendo a mesa

Passo 1

Construa uma mesa de tronco de árvore. Lixe um tronco de árvore seca usando uma lixadeira. Isso servirá como base da tabela. Areia cantos irregulares e quaisquer nós para que eles não representem um risco à segurança. Lixe uma laje gigante de madeira recém-cortada, fina o suficiente para servir de mesa. Corte a laje na espessura desejada usando uma serra manual, se necessário. Coloque a laje sobre o toco, centralizando-a para estabilidade. Insira um ou mais calços, ou espaçadores em cunha, se necessário, para que a parte superior fique plana na base.

Passo 2

Construa uma mesa rústica usando tábuas e vigas de corte mais finas. Corte uma prancha no tamanho de mesa desejado ou pregue várias vigas mais finas para formar um topo de ripas. Anexe uma viga transversal na parte inferior e corte peças para as pernas. Mancha a mesa, ou selá-lo com um casaco claro para um acabamento mais rústico.

Etapa 3

Crie uma pequena mesa lateral com pedaços de madeira rústicos. Corte as pranchas e pregue-as em forma de cubo. Cubra o rosto com fatias finas de toras secas e temperadas, colando e pregando cada uma delas para cobrir toda a superfície. Cole os galhos temperados para adicionar mais textura.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Faça você mesmo: Tábua Rústica de Madeira (Abril 2024).