Como Aderir ao MDF

Pin
Send
Share
Send

Fibras de madeira, cola, umidade e pressão hidráulica produzem um produto conhecido como MDF de média densidade. Marceneiros, construtores e marceneiros usam painéis de fibras de média densidade. O fato de o MDF não ter grãos é uma vantagem: pode ser cortado em qualquer direção. Os marceneiros usam juntas estriadas para unir duas peças do mesmo material. A junta estriada é um pedaço de madeira centrado entre dois pedaços de MDF para conectá-los. Quando cola e grampos são empregados, uma junta de MDF é quase invisível e quase indestrutível, desde que o MDF seja espesso o suficiente.

Crédito: Jupiterimages / Photos.com / Getty Images Cola e grampos garantem uma ligação permanente ao MDF.

Passo 1

Coloque dois pedaços de MDF juntos. Verifique se há lacunas, costuras abertas ou defeitos onde as duas peças se juntam. Se houver algum desses problemas, gire e encaixe as peças até que as duas arestas se ajustem. Se nenhuma estiver perfeita, use uma serra de mesa para aparar as arestas e testar novamente. Desenhe linhas perpendiculares na junta com um lápis quando estiver satisfeito.

Passo 2

Instale uma lâmina de um quarto de polegada em uma serra de mesa. Aumente a altura da lâmina três quartos de polegada da parte superior da mesa até a parte superior do dente mais alto da lâmina. Defina a cerca de um quarto de polegada do lado direito da lâmina.

Etapa 3

Ligue a serra. Coloque uma das peças de MDF sobre a serra de mesa. As linhas perpendiculares devem estar na vertical ao longo do fundo. Segure o MDF contra a cerca com a mão esquerda.

Passo 4

Empurre o MDF sobre a lâmina com a mão direita enquanto aplica pressão uniforme com a mão esquerda. Repita esta etapa com o segundo pedaço de MDF para cortar dois canais idênticos ao longo da borda, medindo 1/4 de polegada de largura e três quartos de polegada de profundidade.

Etapa 5

Meça o comprimento da articulação. Corte uma tira de compensado de abeto de 1/4 de polegada por 3/4 de polegada por 48 de polegada à medida, usando uma serra de esquadria.

Etapa 6

Aplique cola no canal dado nas duas peças. Insira a tira de madeira compensada no canal em uma das peças. Coloque-o sobre dois cavalos-serra. Coloque a outra peça de MDF nos cavalos-serra. Insira a borda estendida da tira de madeira compensada na primeira peça no canal da peça restante. Bata as duas peças com um martelo de borracha.

Etapa 7

Coloque dois grampos de barra, espaçados uniformemente, na parte superior das peças unidas. Coloque duas presilhas por baixo das peças, alternando as presilhas de cima para baixo. Aplique pressão uniforme nos quatro grampos para garantir que o MDF permaneça plano. Pare de adicionar pressão quando a cola escorrer pela costura. Limpe o excesso de cola com um pano úmido. Deixe as presilhas permanecerem no MDF por pelo menos uma hora para a cola secar.

Etapa 8

Retire os grampos. Raspe a cola seca com um raspador de cola.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como Revestir Pecas de Madeira com Laminado de PVC (Abril 2024).