Como lubrificar um ventilador de teto

Pin
Send
Share
Send

Qualquer aparelho que utilize um motor elétrico precisa de uma certa quantidade de lubrificação e isso inclui ventiladores de teto. O mecanismo que gira as pás do ventilador possui rolamentos que garantem uma operação suave e sem ruído. Mas, quando os rolamentos se esfregam, o atrito gerado gradualmente os desgasta. Alguns modelos de ventiladores de teto foram projetados para serem lubrificados pelo usuário e, se você tiver um desses, deverá fazê-lo uma vez por ano. Outros modelos, particularmente os mais novos, têm rolamentos vedados e não devem exigir lubrificação. Se você tiver um destes, e barulhos ou desempenho insatisfatório convencê-lo de que precisa de lubrificação, será necessário desmontar o motor para fazê-lo.

Como lubrificar um ventilador de teto

Como sei que tipo de fã tenho?

Os ventiladores fabricados antes de 1970, especialmente os pesados ​​de ferro fundido, geralmente são projetados para serem oleados. Os enrolamentos do motor são normalmente visíveis através dos orifícios de ventilação na parte inferior da carcaça do motor. Alguns mais novos também precisam de lubrificação.

Se você não tiver certeza se o seu ventilador foi projetado para ser periodicamente lubrificado, use este procedimento fácil para descobrir: Posicione uma escada sob o ventilador e suba o suficiente para permitir que você olhe para baixo na carcaça do motor. Os ventiladores projetados para serem oleados geralmente têm um orifício claramente marcado na carcaça, a uma curta distância da haste inferior. Se você não vir esse buraco, mas suspeitar que seu ventilador precise de óleo, procure o modelo no site do fabricante para obter instruções específicas.

Que tipo de óleo devo usar?

Use óleo de motor não detergente de 10 a 15 ou 20 pesos para lubrificar seu ventilador. É importante evitar detergentes, que podem danificar os rolamentos. Não confie em óleos penetrantes, como o óleo 3 em 1. Eles são bons para soltar os parafusos presos, mas não são pesados ​​o suficiente para lubrificar um ventilador. Você precisará apenas de 1 a 2 onças de óleo; portanto, um litro de óleo de motor barato, disponível em qualquer loja de autopeças, deve durar anos - a menos que você precise do seu carro.

Ao procurar a melhor maneira de lubrificar seu ventilador, sua pesquisa pode ter descoberto instruções para fazê-lo com um fluido lubrificante como o WD-40. Isto está incorreto. Fluidos lubrificantes podem limpar as partes metálicas dentro do motor do ventilador. A pulverização de fluido no orifício de lubrificação pode ser benéfica, desde que você o siga com óleo de peso adequado. Se você não adicionar óleo, as peças limpas com fluido lubrificante se desgastam mais rapidamente.

Procedimento de lubrificação

Comece desligando o disjuntor que controla o ventilador. Se você simplesmente desligar o ventilador, alguém poderá acidentalmente ligá-lo enquanto você estiver trabalhando, especialmente se o ventilador for controlado remotamente. Transfira o óleo para um frasco de aplicação com uma ponta cônica, suba na escada e localize o orifício de lubrificação. Despeje o óleo no orifício até o reservatório estar cheio e o óleo começar a recuar, depois gire o ventilador para frente e para trás algumas vezes para distribuir o óleo nos mancais.

Lubrificando um motor selado

É mais complicado lubrificar um ventilador que não foi projetado para ser lubrificado. Você não precisa fazer isso, mas pode ser necessário se o ventilador estiver velho e estiver fazendo barulho. Normalmente, o procedimento envolve remover as pás do ventilador, desligar o motor e desmontá-lo em uma bancada de trabalho. Você deve fazer isso somente se estiver confortável trabalhando com motores elétricos. Caso contrário, é melhor levar o ventilador a uma oficina.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: lubrificar ventilador de teto (Pode 2024).