Como apagar um incêndio elétrico

Pin
Send
Share
Send

A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências informa que, de 2009 a 2011, 7% de todos os incêndios em edifícios residenciais foram elétricos. Praticamente todos os incêndios elétricos não são confinados, tornando-os mais perigosos e destrutivos, e tendem a resultar em danos materiais mais caros do que outros tipos de incêndio.

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 1920x1080.

O que é um incêndio elétrico?

A FEMA define incêndio elétrico como aquele causado pelo calor de transformadores, caixas de medidores, tomadas, cabos, lâmpadas e qualquer outra coisa que conduz eletricidade. As fontes comuns de ignição incluem arcos causados ​​por picos de energia e isolamento de fios desgastados que permitem o contato entre materiais inflamáveis ​​e condutores elétricos quentes. Esses incêndios iniciam com mais freqüência em quartos e sótãos, e o material inflamável mais comum que inicia o incêndio é o próprio isolamento de arame, embora membros de estrutura, isolamento de paredes e revestimentos de parede também incendiem.

Não use água

O principal conselho de segurança - no que diz respeito a incêndios elétricos - é evitar tentar apagar um com água. A água conduz eletricidade e você pode ficar seriamente chocado ou eletrocutado se a água se estender em um fluxo contínuo do fogo para as mãos. Não apenas isso, mas em vez de apagar o fogo, a água pode simplesmente ajudá-lo a se espalhar, conduzindo a eletricidade por toda a sala, onde arcos e faíscas podem inflamar materiais inflamáveis.

Use um extintor de incêndio tipo C

Incêndios elétricos são de classe C e sua casa deve estar equipada com um extintor de tipo C para combater pequenos incêndios. Este tipo de extintor de incêndio apaga um incêndio sufocando-o com dióxido de carbono ou descarregando um produto químico seco, geralmente bicarbonato de sódio. Ao contrário da água, a descarga do extintor de incêndio não conduz eletricidade.

Além disso, você pode usar um extintor ABC multiuso, que também é adequado para outros tipos de incêndio. Normalmente contém produtos químicos secos. Os extintores de classe C e ABC estão claramente identificados.

Incêndios de aparelhos, aquecedores e computadores

Os aparelhos podem superaquecer e causar incêndios, geralmente devido a aterramento inadequado, picos de energia ou atrito no motor. Os elementos de aquecimento dos aquecedores de ambiente elétricos podem superaquecer, geralmente porque a sujeira se acumulou neles. Além disso, as placas lógicas dentro dos computadores podem superaquecer e inflamar, geralmente devido a um aumento de energia. Até você desconectar o aparelho, aquecedor ou computador, é um incêndio de classe C e requer um extintor de incêndio de tipo C. Se o fogo for pequeno, é seguro apagá-lo com bicarbonato de sódio, que é basicamente o mesmo material de um extintor de classe C.

Desligar o painel

Enquanto o fogo ainda é pequeno, você pode impedir que ele cresça desligando o disjuntor principal no painel elétrico da casa. Normalmente, é um interruptor grande ou duplo do disjuntor localizado na parte superior da área do disjuntor. Pode ser rotulado ou simplesmente mostrar um número indicando amperagem. Alterne o interruptor até ouvir um clique na posição OFF. Nunca se aproxime do painel elétrico se houver água na área ou qualquer parte do seu corpo estiver molhada.

Reconhecer quando desistir

Os incêndios elétricos se espalham rapidamente e, uma vez que um incêndio está fora de controle, ele pode bloquear sua fuga antes que você tenha a chance de reagir. Para evitar esse cenário, pare de tentar extinguir o fogo assim que perceber que ele está se espalhando, apesar dos esforços para contê-lo. Embora não exista uma regra para determinar esse ponto crítico, esteja atento à presença de fumaça proveniente de lugares invisíveis, como atrás das paredes, e chamas abertas ao redor de tubulações de gás ou materiais altamente inflamáveis, como cortinas.

Pin
Send
Share
Send