Em conversa com Monica Perez, artista de destaque na Hunker House

Pin
Send
Share
Send

crédito: Stephen Paul

"Meu nome é Monica Perez ... e sou uma artista."

Essas são as palavras que a pintora Monica Perez fala, ao lado de quatro colegas artistas femininas, como parte da campanha Recusar ser a musa da Saatchi Art, uma celebração de mulheres que são as criadoras - e não apenas as súditas - da grande arte. As artistas, de diferentes disciplinas, se reuniram na Hunker House, perto de Abbott Kinney, em Venice, Califórnia - onde Perez tem um estúdio - para comemorar o mês da História da Mulher e o primeiro catálogo feminino de Saatchi.

"Foi uma coincidência que meu trabalho já estivesse lá", diz Perez.

crédito: Stephen Paul

De fato, várias pinturas de Perez estão atualmente na Hunker House. Os trabalhos arrojados, abstratos e em larga escala se encaixam na estética moderna de design avançado, comandando a sala de estar aberta no segundo andar e fornecendo cores e equilíbrio sutis a uma área de lounge no andar de cima.

Aqui, Perez discute seu trabalho, compartilha seu processo criativo e fala sobre o poder de se conectar com as pessoas através da arte.

crédito: Stephen Paul

Hunker: Seu trabalho atual consiste em traços grandes e ousados, quase exclusivamente em preto e branco. Isso é algo novo para você?

Monica Perez: Não é novo de forma alguma. Costumo trabalhar de maneira monocromática e me sinto mais confortável trabalhando em preto e branco. Para mim, a cor traz muita emoção. Preto e branco é uma transferência direta de energia para a tela do que estou sentindo, através da tinta. Não preciso negociar o que a cor está trazendo.

crédito: Stephen Paulcrédito: Stephen Paul

Hunker: E as peças em preto e branco da Hunker House - da série Mercury?

Monica Perez: Curiosamente, esses não foram feitos em um estúdio. Essas peças se juntaram na minha mesa da cozinha. Eu estava no meio de estúdios em movimento e me senti muito desapegado da minha prática diária. Eu tenho que pintar todos os dias. Meu marido disse: "Você realmente deve experimentar essas canetas que são como pincéis. Você pode simplesmente pintar em um bloco e elas são transferidas digitalmente".

Estou confortável trabalhando no mundo digital. Eu era diretor de criação antes de começar a pintar em tempo integral, há cerca de cinco anos. Eu propositadamente não traria meu músculo digital para o meu trabalho. Eu queria ficar no mundo da tinta orgânica e molhada. Mas ele disse: "tente isso". A única maneira de fazer essas peças é com os olhos fechados. Todas essas peças são uma transferência direta do que eu estava sentindo no bloco, porque não conseguia ver o que estava fazendo.

Eu não planejava torná-los em larga escala. Mas são imagens vetoriais, então você pode torná-las tão grandes quanto uma casa.

Hunker: Você pode me falar um pouco sobre o seu processo? Parece muito físico.

crédito: Stephen Paul

Monica Perez: Na verdade, esse é um aspecto realmente importante. É como ir à academia. Você sabe que vai se sentir incrível depois de sair, mas às vezes, se você pensar muito sobre isso, naturalmente dizemos: "Ah, talvez eu vá mais tarde". Se você não pensa sobre isso, basta fazê-lo. Torna-se menos trabalhoso. Você se concentra em outras coisas.

A pintura, dessa forma, é semelhante. Há um pouco de planejamento. Há um tipo de meditação. Grampo tudo na parede. Então eu geralmente tenho música nos meus ouvidos, e meio que toco com isso. Eu uso minha extensão para projetar a energia que sinto passar. Na maioria das vezes, se é um trabalho em uma parede como essa, é muito físico. Garanto que estou liberando e transferindo o que acontece comigo internamente para a tela. É uma verdadeira onda de energia que surge. E é meio viciante porque você não pode parar.

crédito: Stephen Paulcrédito: Stephen Paul

Hunker: O que você está ouvindo?

Monica Perez: Eu tenho ouvido esse DJ que eu amo - Sabo. Eu o vejo uma vez por ano, quando vou ao Burning Man. Ele é um DJ israelense e usa todo tipo de fundo quando se mistura. Ele tem muita bateria e suas linhas de base são realmente profundas e guturais. Eles me jogam no espaço que eu preciso para navegar.

Hunker: No seu estúdio, há o que parece um mantra: fique presente. Isso faz parte de uma peça? Você pode me dizer mais sobre o que isso significa para você?

crédito: Stephen Paul

Monica Perez: Definitivamente, é um mantra para mim, com certeza. É sobre ser honesto no meu trabalho. Às vezes - na maioria das vezes - a emoção é realmente abstrata. Não uso palavras no meu trabalho. É essa transferência. Algumas pessoas realmente sentem, percebem e entendem. É por isso que me esforço - honestidade no trabalho que estou fazendo.

Está bem na minha slop slink. Eu vejo todos os dias. Meu marido me deu.

Hunker: Parece que ele realmente entende você como pintor - e seu trabalho.

Monica Perez: Ele realmente faz. Falamos sobre os aspectos íntimos disso. Ele está lá comigo, ele definitivamente entende. Nós dois temos um interesse real em todas as artes. Ele está realmente interessado em moda, e muito do meu trabalho se dedica a isso.

Hunker: Na Hunker House, existem várias peças - duas da série Mercury e outra com linhas mais duras, mas com uma paleta mais suave. Você pode me falar um pouco mais sobre isso?

crédito: Stephen Paulcrédito: Stephen Paul

Monica Perez: Nessa série, há muito amarelo nela. Eu fiz isso cerca de quatro anos atrás. Foi uma das maiores peças que eu já fiz. É parte de uma série maior.

Era eu que estava, ok, vamos apenas usar cores e ver o que sinto. Tirei todas as cores que nunca uso. Eu fiz esse fluxo de cor. Muitas pessoas realmente querem que eu trabalhe em cores - elas dizem: faça o que você faz na cor. De vez em quando eu tento, apenas para ver como é. Então eu recuo.

Hunker: Você mora em Veneza, correto? Você conhecia o bairro e o espaço?

Monica Perez: Estou a quarteirões de distância. É realmente engraçado. Eu dirigi com minha caminhonete e deixei tudo. Isso é loucura por Veneza. Eu nunca vou embora. Está tudo bem aqui.

crédito: Stephen Paul

Hunker: O que vem a seguir para você?

Monica Perez: Estou me preparando para a The Other Art Fair. Este é o meu quarto show com eles.

Você sabe, toda vez que eu mostro em uma dessas feiras, há um punhado de pessoas que realmente a recebem. Eles podem sentir tudo o que está acontecendo na pintura.

Havia um colecionador no último show. Eu comecei a pintar com minha filha, e essa peça foi inspirada em um poema realmente bonito. Ela escreveu na tela - você pode ver apenas um vislumbre do poema, que começou com "Ela". O colecionador se aproximou e disse: Há algo sobre esta peça, estou realmente atraído por ela. Eu disse a ela por que aquilo era realmente especial para mim e li o poema para ela. Ela olhou para mim, inundada de emoção e lágrimas nos olhos e disse: "Estou grávida e estou esperando uma menininha". São momentos lindos para mim, quando você pode criar esse diálogo honesto, que alcança as pessoas e de alguma forma cria uma onda.

crédito: Stephen Paul

Esta entrevista foi editada para maior duração e clareza. Você pode ver o trabalho de Monica Perez pessoalmente em A outra feira de arte e online em Saatchi Art.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Euphoria. Entrevista: alexa demie em maddy perez. LEGENDADO (Abril 2024).