Como misturar cores primárias para criar outras pessoas

Pin
Send
Share
Send

Com uma paleta de azul puro, vermelho, amarelo, branco e preto, você pode criar um arco-íris inteiro de cores, limitado logicamente por um sistema chamado teoria das cores. Isaac Newton criou a primeira roda de cores em 1666, desafiando a crença então comum e equivocada de que a cor era simplesmente uma mistura de luz e escuridão. Newton mostrou que apenas a luz era responsável pela cor e sua roda de cores mostrou como todas essas cores se correlacionavam, começando com três cores primárias que não podem ser reduzidas a outras cores: vermelho, azul e amarelo. Embora agora saibamos que a roda de cores Ciano-Amarelo-Magenta é mais precisa cientificamente, o modelo Vermelho-Amarelo-Azul é a roda de cores na qual a mistura de tinta se baseia.

Como misturar cores primárias para criar outras pessoas

Cores Secundárias

Como você provavelmente se lembra da escola, as cores primárias podem ser combinadas para criar cores secundárias. Misture partes iguais de tinta vermelha e azul, e você fica roxo; misture partes iguais de tinta vermelha e amarela, e você fica laranja; misture partes iguais de tinta azul e amarela e você fica verde. Se essas cores estiverem dispostas em ordem em uma roda (vermelho para laranja, para amarelo, para verde, para azul, para roxo, e de volta para vermelho), a cor oposta a cada primária é sua cor complementar - por exemplo, o verde é complementar ao vermelho. Essas cores complementares fazem com que elas pareçam mais brilhantes porque cada cor fornece um contraste máximo.

Cores terciárias

Essas cores são formadas pela mistura de partes iguais de uma cor primária e uma das cores secundárias em ambos os lados. Com isso, você pode criar vermelho-laranja (vermelhão), amarelo-laranja (âmbar), amarelo-verde (chartreuse), azul-verde (verde-azulado), azul-roxo (violeta) e vermelho-roxo (magenta). Você também pode criar cores terciárias misturando cores secundárias para criar laranja-púrpura (russet), roxo-verde (ardósia) e laranja-verde (cidra).

Cores Quaternárias

Você também pode combinar essas novas cores para criar cores quaternárias. Amarelo e âmbar tornam amarelo dourado; âmbar e laranja fazem casca de laranja; laranja e vermelhão fazem caqui; vermelhão e vermelho fazem escarlate; vermelho e magenta fazem carmesim; magenta e roxo produzem beringela; roxo e violeta fazem ametista; violeta e azul formam índigo; azul e cerceta fazem turquesa; cerceta e verde fazem viridian; verde e chartreuse tornam verde maçã; chartreuse e amarelo tornam o verde limão. Você também pode misturar russet, ardósia e cidra para fazer a russet-ardósia (ameixa), ardósia-cidra (sálvia) e cidra-russet (lustre).

Cores Quinárias

Essas cores, feitas pela mistura de cores quaternárias, criam diferentes tons de cinza. Eles nunca alcançarão o preto.

Sombreamento

Na mistura de tinta, você pode usar tintas brancas e pretas para criar tons mais escuros e mais claros de uma determinada cor, na verdade alterando a cor de quase preto para quase branco. Além disso, observe que com um modelo de cor de pigmento - como na pintura - todas as cores somadas criarão um preto quase, mas não será exato.

Pin
Send
Share
Send