Por que meu ar condicionado está cuspindo ou vazando água?

Pin
Send
Share
Send

Um ar condicionado é basicamente um desumidificador. Ele funciona literalmente sugando calor do ar para alimentar a vaporização em andamento em suas serpentinas de evaporação. À medida que o ar ao redor das bobinas esfria, a umidade do ar condensa nas bobinas para formar gotículas. A partir daí, a água escorre para uma panela de drenagem e é transferida para fora ou para o sistema de encanamento através de uma rede de tubulações. Quando a água começa a cuspir pela frente da unidade, geralmente significa um problema no sistema de drenagem, mas há outras razões para isso acontecer.

Ao funcionar corretamente, os condicionadores de ar drenam a água do lado de fora - e não do lado de dentro.

A água está cuspindo lá fora

Se você notar água cuspindo do lado externo de seu ar-condicionado montado na parede ou na janela, não se preocupe - é normal. A lâmina do ventilador de circulação é equipada com um anel deslizante que aspira a água da panela de drenagem e a funde contra as bobinas do condensador. Essas bobinas esquentam porque o refrigerante interno está sendo comprimido pelo condensador antes de entrar nas bobinas evaporativas. O jato de água do anel deslizante esfria as bobinas do condensador, o que, por sua vez, evita o superaquecimento do condensador. Não é incomum que uma parte da água do anel deslizante saia da parte traseira da unidade.

A água está cuspindo por dentro

Se você tem uma unidade de parede ou janela, a água cuspindo no exterior pode ser normal, mas a água cuspida dentro de casa não é. Seja pingando da parte inferior da unidade ou realmente voando pelo ar, significa que algo está errado. Felizmente, você pode resolver o problema com bastante facilidade.

Bloqueio do sistema de drenagem: Quando há um bloqueio no sistema de drenagem, a água não pode sair para o interior ou para o encanamento, por isso se acumula na panela, que eventualmente começa a transbordar. A força gerada pelo ventilador de circulação pode jogar parte dessa água no ar e forçá-la para fora da grade frontal, mas geralmente a água simplesmente cai no chão. O remédio para esse problema é aspirar poeira e sujeira da mangueira de drenagem usando um vácuo úmido / seco. Procure por obstruções no fundo da panela de drenagem e remova-as.

Panela de drenagem rachada: Quando você vê água pingando no interior, a causa pode ser uma panela de drenagem corroída ou rachada. Às vezes, você pode consertar rachaduras em panelas de plástico com cola epóxi, mas as panelas de metal corroídas precisam ser substituídas. Também é mais fácil substituir as panelas de plástico do que tentar repará-las.

Inclinação inadequada: Os aparelhos de ar condicionado de parede e janela são instalados com uma leve inclinação para o exterior, para que a água flua dessa maneira. Se a unidade se inclinar para dentro por causa de instalação ou mudança inadequadas, a água poderá se acumular na frente da panela de drenagem e transbordar. Verifique a inclinação com um nível e corrija-a se necessário.

Congelamento da bobina: As serpentinas evaporativas podem congelar e, quando o gelo derreter, a água pode pingar da frente da unidade e, novamente, a força do ventilador pode transformar o gotejamento em spray. As bobinas congelam por estes motivos:

  • O filtro de ar está sujo. Isso reduz a circulação de ar dentro da câmara de resfriamento. Você deve limpar ou trocar o filtro pelo menos uma vez por mês.
  • O nível de refrigerante está muito baixo. Isso não é algo que você pode consertar. Por lei, um técnico licenciado de serviço de ar condicionado deve fazê-lo.
  • A temperatura externa está muito fria. Os aparelhos de ar condicionado não devem ser usados ​​em clima frio. Geralmente, se você usar o ar condicionado quando a temperatura externa estiver abaixo de 16 graus Fahrenheit, é provável que as bobinas congelem.
  • Outros problemas mecânicos são responsáveis. Por exemplo, o ventilador do ventilador pode não estar funcionando corretamente. Se você eliminou outras causas de congelamento, é hora de contratar um profissional para diagnosticar o problema.

Cuspir água em um sistema de ar central

Um sistema de refrigeração central funciona da mesma maneira que um ar condicionado de janela, exceto que as bobinas, o condensador e o ventilador estão localizados longe das aberturas de ventilação. Conseqüentemente, é raro ver a água cuspir de uma abertura de ar frio, mas você pode vê-la pingando. Nesse caso, os motivos costumam ser os mesmos: linha de drenagem entupida, filtro de ar sujo ou baixa carga de refrigerante. Um filtro de ar sujo e uma baixa carga de refrigerante podem causar congelamento e a água derretida pode sobrecarregar o sistema de drenagem.

Há uma quarta razão para a água escorrer dos respiradouros: isolamento insuficiente do duto. O ar dentro do duto é frio, enquanto o ar externo é quente. A umidade do ar quente pode condensar-se nas paredes externas e infiltrar-se na abertura do respiradouro, da qual goteja. Aumentar o isolamento do lado de fora da ventilação impede que isso aconteça.

Se a água está saindo da unidade condensadora externa de um sistema de ar central, não há com que se preocupar. Provavelmente é apenas o anel deslizante, embora não doa verificar se há bloqueios de drenagem. Você deve fazer isso uma vez por mês como parte da manutenção de rotina.

Pin
Send
Share
Send