Como programar um termostato Trane

Pin
Send
Share
Send

A Trane é uma grande fabricante de fornos residenciais, condicionadores de ar, bombas de calor e outros sistemas HVAC, e também vende uma ampla gama de termostatos de parede projetados para serem emparelhados com seus equipamentos HVAC. Praticamente todos os termostatos Trane são fabricados pela Honeywell e simplesmente reembalados e renomeados com o nome Trane. Eles são programados usando exatamente os mesmos métodos que os termostatos Honeywell comparáveis.

crédito: //www.trane.com/residential/d/products/thermostats-and-controls/thermostats-controls/xl800.htmlO termostato da tela de toque não tem botões mecânicos, apenas os controles do touchsceen.

Como os termostatos Honeywell, os modelos Trane vêm em muitas configurações diferentes, variando de modelos simples de estágio único com controles ON-OFF simples ao sistema de forno / CA até termostatos de vários estágios que controlam sistemas HVAC sofisticados com vários níveis de operação projetados para máxima eficiência . Alguns permitem definir níveis de umidade para sistemas de fornos com essa capacidade.

Existem termostatos com controles que são botões mecânicos (analógicos) e outros que são puramente operados por comandos da tela de toque. Existem até termostatos com conectividade sem fio à Internet que permitem controlar o termostato por meio de comandos de telefone celular ou por um sistema de voz como o Alexa da Amazon controlar o sistema de aquecimento. Você pode gastar até US $ 20 em um termostato programável com botões mecânicos antiquados, a várias centenas de dólares em modelos com tela de toque com a mais recente tecnologia sem fio.

No entanto, apesar de todas as possibilidades de alta tecnologia, o básico de um termostato programável permanece o mesmo. O objetivo é simplesmente predefinir o forno / sistema CA para que ele acenda e ajuste a temperatura da casa para um nível confortável quando você precisar. Geralmente, isso é usado como uma ferramenta de eficiência energética, permitindo que a casa fique mais fria no inverno (e mais quente no verão) enquanto você estiver ausente e ativando o sistema de climatização ao chegar em casa do trabalho. Também é frequentemente usado para permitir que a casa fique mais fria durante as noites de inverno, quando você está dormindo, e depois ajuste a temperatura para cima antes de acordar de manhã.

Programar um termostato, portanto, é uma questão simples de informar o termostato quando você deseja que o sistema HVAC ajuste a temperatura e em que nível. Os termostatos programáveis ​​podem ter 28 configurações de temperatura programáveis ​​diferentes (quatro para cada um dos sete dias da semana) ou até duas (uma pela manhã, outra pela noite, independentemente do dia).

As instruções a seguir são baseadas no Trane XL800. Este é um modelo de tela sensível ao toque de estágio único que é muito popular e oferece uma gama bastante ampla de recursos. Ele (juntamente com o seu Honeywell igual, o Vision Pro 8000) é usado em milhares de residências. Oferece sete programas diários individuais, e a capacidade de definir quatro temperaturas diferentes para o dia, intituladas WAKE, LEAVE, RETURN e SLEEP, para um total de 28 configurações diferentes que você pode programar.

Essa sequência de programação será idêntica para muitos outros modelos da Trane, incluindo os XL900, XL803, XL802, e será muito semelhante para modelos com controles de botão de pressão, como as séries XL600 e XL400.

Programação de modelos com tela sensível ao toque

  1. Toque no botão PROGRAMAR na tela de toque eletrônica e depois no botão EDITAR.
  2. Toque nos botões que indicam os dias que você deseja definir. Você pode, por exemplo, destacar de segunda a sexta-feira para definir as mesmas configurações de temperatura para cada dia da semana de trabalho. Para fazer isso, toque no botão VÁRIOS DIAS na tela de toque.
  3. Para definir o primeiro programa de temperatura, toque no botão ACORDAR na tela de toque.
  4. Ajuste as teclas de seta PARA CIMA / PARA BAIXO exibidas na tela de toque para a hora do dia em que você deseja que a temperatura de despertar comece.
  5. Defina as configurações de temperatura mínima e máxima, usando os outros dois conjuntos de teclas de seta PARA CIMA / PARA BAIXO na tela de toque. Isso definirá as temperaturas nas quais o ar condicionado e o forno iniciarão. Enquanto em casa, a maioria das pessoas define uma faixa de temperaturas relativamente estreita, como 68 e 75 graus.
  6. Pressione o botão na tela de seleção por toque para a configuração de temperatura SAIR. Repita o processo para definir o tempo e as temperaturas máximas e mínimas desejadas para aquele período em que você não estará em casa. De um modo geral, a melhor eficiência energética é alcançada se você permitir que esse intervalo seja um pouco maior enquanto estiver ausente da casa.
  7. Em seguida, toque no botão RETURN e defina primeiro o horário em que você deseja que este programa inicie, depois as temperaturas máxima e mínima para a temperatura desejada quando você voltar para casa.
  8. Toque no botão SLEEP para ativar o próximo período do programa e defina as temperaturas HORA e MÁXIMA e MÍNIMA para o período noturno.
  9. Toque no botão CONCLUÍDO quando tiver definido todas as configurações de temperatura para este dia (ou grupo de dias).
  10. Toque novamente em AGENDAR, depois em EDITAR e agora toque no dia (ou dias) que você deseja programar a seguir. Repita as etapas acima para programar as quatro configurações de temperatura deste dia.
  11. Se você não deseja programar todas as configurações diferentes para esse dia (como em um sábado em que estiver em casa o dia inteiro), toque no botão CANCEL PERIOD (PERCURSO DE CANCELAR PERÍODO) e o termostato avançará para o próximo período.
  12. Toque no botão DONE quando terminar de programar. Agora o seu termostato está totalmente ajustado nos sete dias da semana.

Ajustando as configurações do ventilador

Se desejar, ajuste o botão FAN para o modo desejado: ON, OFF ou AUTO. Em caso de dúvida, deixe esse botão na posição AUTO, mas algumas pessoas gostam de deixar o ventilador funcionar constantemente para melhorar a filtragem do ar ou ajudar a equalizar as temperaturas em toda a casa.

Para substituir o programa

É fácil substituir o programa nos modelos com tela de toque. Basta tocar nas teclas de temperatura no visor para ajustar a temperatura das configurações do programa. O termostato manterá essa faixa de temperatura na nova faixa ajustada até que o próximo programa seja programado para iniciar e, em seguida, retornará às configurações programadas para o próximo período.

Variações para modelos sem tela sensível ao toque

Alguns modelos da Trane possuem controles mecânicos de botão que manipulam as configurações de controle digital.

Se o seu termostato Trane tiver um visor eletrônico e botões manuais na frente do termostato, use o seguinte processo. Com um termostato de 5-2 (série XL600), por exemplo, você pode definir um grupo de configurações de temperatura de segunda a sexta-feira e um segundo para o fim de semana:

  1. Selecione o controle de conforto que deseja definir pressionando o botão na tela SYSTEM no canto inferior direito do termostato. Selecione resfriamento, aquecimento ou automático.
  2. Use o dedo para pressionar o botão abaixo do ajuste / relógio / dia / horário no canto inferior esquerdo do termostato. Outra exibição aparecerá na tela. Pressione o botão abaixo da área que lê SET SCHEDULE
  3. Pressione os botões de seta PARA CIMA e PARA BAIXO para selecionar o horário de vigília do dia da semana e, em seguida, pressione NEXT.
  4. Pressione os botões de seta PARA CIMA / PARA BAIXO novamente para selecionar a temperatura desejada para esse período e, em seguida, pressione NEXT.
  5. Defina os períodos de SAIR, VOLTAR, FIM DE SEMANA e DORMIR da mesma maneira que a programação do dia da semana. Use os botões direcionais para mover a hora e os botões diretamente abaixo da tela para escolher as configurações.

Para operação manual

Use os botões direcionais para substituir temporariamente o sistema pelo período de tempo atual. A nova temperatura permanecerá definida até o próximo período de tempo programado. Para cancelar a substituição, pressione o botão sob o PROGRAMA DE EXECUÇÃO, no canto inferior esquerdo do termostato.

Pressione HOLD ao lado dos botões direcionais para limpar todos os horários no termostato. Isso permitirá que você opere o termostato no modo manual por períodos mais longos. A temperatura permanecerá na temperatura desejada definida. Você pode voltar ao modo de programação pressionando o botão na tela RUN SCHEDULE.

Ajustando as configurações do ventilador

Selecione as configurações do ventilador pressionando o botão diretamente abaixo da tela FAN. A maioria das pessoas usa o ventilador no modo automático, o que mantém o ventilador funcionando apenas quando o sistema de refrigeração ou aquecimento está funcionando. Use ON para que o ventilador funcione o tempo todo para melhorar a circulação de ar em casa.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Trane Thermostat Questions & Answers (Abril 2024).