Diferenças entre ar condicionado e refrigeração

Pin
Send
Share
Send

De muitas maneiras, os sistemas de ar condicionado e refrigeração são muito semelhantes. Ambos usam produtos químicos especialmente projetados, os efeitos físicos da compressão e expansão de gases e a conversão de gás em líquido para reduzir a temperatura do ar. Os usos variados desses sistemas, no entanto, significam que os sistemas de refrigeração e ar condicionado têm algumas diferenças importantes no projeto e na operação.

O ar condicionado costuma fazer parte de um sistema maior de aquecimento e refrigeração.

Fornecem

Uma grande diferença entre refrigeração e ar condicionado é o ponto de suprimento dos gases. Os sistemas de refrigeração têm gás instalado em uma série de tubos. Nos refrigeradores antigos, esse gás era cloro-flouro-carbono ou CFC, mas isso tem efeitos nocivos para as pessoas, portanto, os refrigeradores não contêm HFC-134a. O HFC-134a é o único gás usado como refrigerante em sistemas de refrigeração. Os sistemas de ar condicionado usam produtos químicos incorporados, mas também o ar da sala ou salas sendo aquecidas. Gases embutidos nas unidades de ar condicionado refrigeram o ar que circula pela unidade; a unidade redistribui o ar resfriado pela sala.

Circulação

Os aparelhos de ar condicionado possuem sistemas de circulação projetados para projetar o ar frio longe das unidades, enquanto as unidades de refrigeração têm sistemas de circulação projetados para reter o líquido refrigerante em um espaço confinado. Os sistemas de refrigeração circulam líquidos e gases frios através de uma série de tubos e respiradouros. O ar frio de dentro de uma geladeira é sugado para um compressor que recicla o gás através dos tubos. Os aparelhos de ar condicionado, enquanto também utilizam tubos no sistema de refrigeração, possuem ventiladores para a dispersão do ar. Ao contrário dos sistemas de refrigeração, que mantêm os gases contidos em um espaço predeterminado, os sistemas de ar condicionado dispersam o ar frio por áreas de volume desconhecido.

Vaporização

As unidades de ar condicionado e de refrigeração dependem da conversão de líquido em gás no processo de resfriamento, mas a maneira pela qual eles conseguem isso é diferente para cada sistema. Os aparelhos de ar condicionado usam algo chamado evaporador para converter um líquido em gás. Um evaporador é um orifício pequeno e estreito, projetado para alterar a pressão de um líquido e evaporar. As unidades de refrigeração, por outro lado, trocam o HFC por uma câmara de baixa pressão projetada para ferver o gás. Essa ebulição faz com que o HFC se vaporize. A vaporização é o processo de conversão de um líquido em gás e pode ser realizada de duas maneiras: fervura ou evaporação. Assim, os aparelhos de ar condicionado vaporizam o líquido por evaporação, enquanto os sistemas de refrigeração o fazem por ebulição.

Pin
Send
Share
Send