Como drenar e reabastecer uma caldeira de água quente fechada

Pin
Send
Share
Send

Embora os sistemas sejam projetados para funcionar sem uma conexão aberta com o cano principal, os sistemas de aquecimento de água fechados podem precisar ser lavados e reabastecidos ocasionalmente para garantir que aquecem sua casa de maneira adequada, eficiente e segura. Embora seja recomendado que as caldeiras de água convencionais, conectadas diretamente ao cano de água, sejam lavadas anualmente como parte de sua manutenção adequada, os sistemas de caldeiras fechadas normalmente contêm água tratada. Como resultado, esses sistemas só devem ser liberados quando forem encontrados problemas em suas operações. Felizmente, se o seu sistema fechado envolve radiadores ou aquecimento radiante do rodapé, é um processo simples drenar e reabastecer a caldeira.

Como drenar e reabastecer uma caldeira de água quente fechada

Sistemas abertos e fechados

Existem diferenças distintas entre os sistemas de caldeira convencionais e os sistemas fechados de caldeira de água quente. Os sistemas convencionais de aquecimento de água são freqüentemente encontrados em residências com aquecimento de ar forçado e ar condicionado que usam apenas a caldeira para manter um suprimento de água quente. Eles têm uma conexão aberta com o cano principal de água e o utilizam quando sua casa precisa de mais água quente. Sistemas fechados, por outro lado, são geralmente usados ​​para aquecer a casa em conjunto com radiadores mais antigos ou com sistemas de calor radiantes mais recentes no rodapé. Eles usam um suprimento de água tratada - às vezes misturada com anticongelante - que permanece no sistema, circulando conforme necessário. Esses sistemas são conectados ao cano principal de água, mas a conexão geralmente é fechada e aberta apenas para reabastecer o sistema após a manutenção com água que deve ser tratada após a entrada.

Prepare-se para lavar

Se o seu sistema de aquecimento de água fechado parecer estar com problemas, como um barulho alto durante a operação ou se os radiadores ou o aquecimento radiante parecerem muito mais lentos do que o normal, pode ser necessário lavar o sistema completamente. Fazer isso é uma tarefa fácil, mas antes de começar, desligue a fonte de alimentação da caldeira. Se a sua caldeira estiver a gás, coloque o termostato na configuração "piloto". Aguarde algumas horas para que a água no sistema esfrie o suficiente para ser drenada com segurança.

Drenagem dos tubos

Quando a caldeira estiver desligada e a água tiver esfriado, localize a torneira de drenagem da caldeira em algum lugar ao longo da parte inferior da unidade. Conecte o dreno a uma mangueira de jardim, apertando-o firmemente, removendo uma tampa de drenagem da torneira, se houver. Em seguida, coloque a extremidade aberta da mangueira dentro de uma pia, por um dreno de piso próximo ou em um local externo onde seja seguro drenar a água e onde a água descartada flua ladeira abaixo. Voltando à sua caldeira, levante a alavanca da válvula de alívio para permitir a entrada de ar no sistema, o que acelerará o processo de drenagem. Abra a válvula de drenagem lentamente para que a água comece a escorrer gradualmente do sistema e aguarde a caldeira drenar completamente. Se você usar radiadores, abra as válvulas de sangria nos radiadores mais altos da sua casa quando não puder mais ouvir água saindo da caldeira. Deixe a água escorrer e abra a válvula no radiador mais próximo da caldeira. Quando o som da água corrente pára, seu sistema pode ser recarregado.

Enchendo o tanque

Quando a água terminar de drenar o sistema, feche a válvula de drenagem e guarde a mangueira de jardim. Feche as válvulas de purga dos radiadores, se as tiver, abra a válvula de entrada de água na caldeira e aguarde o sistema reabastecer. Se a sua caldeira tiver um desligamento automático, ela irá parar de encher sozinha. Caso contrário, feche a válvula de entrada quando a leitura da pressão da caldeira atingir o limite recomendado. Abra a válvula de sangria no radiador mais alto da casa para liberar o excesso de ar do sistema. Se você tiver um tanque de expansão instalado, esse processo deverá ser essencialmente automatizado. Agora você pode tratar a água em seu sistema conforme necessário, restaurar a energia da caldeira e aproveitar o seu sistema de aquecimento recém-lavado.

Pin
Send
Share
Send