O que acontece ao cortar a ponta de um pinheiro?

Pin
Send
Share
Send

Árvores sempre-verdes, incluindo pinheiros, precisam de muito pouca poda em comparação com árvores de folha caduca. Se você deseja cortar a ponta, também conhecida como líder, do seu pinheiro depende do efeito que você espera obter. Também depende se a árvore em questão é realmente um pinheiro, dê às pessoas o "pinheiro" para descrever todos os tipos de coníferas sempre-verdes. O principal motivo para cortar um líder de pinheiro é criar uma árvore pequena, mais achatada e mais cheia, como uma árvore de Natal clássica.

A ponta crescente de pinheiros e coníferas similares controla o crescimento.

Ramificação sempre-verde

As coníferas perenes têm folhas finas em forma de agulha e, pelo menos sazonalmente, cones lenhosos com sementes. Além disso, as sempre-vivas são agrupadas por tipo de ramificação. Árvores e arbustos sempre-verdes, incluindo cedros, zimbros e teixos, têm um hábito aleatório de ramificação, o que significa que os galhos emergem aleatoriamente do tronco à medida que a árvore cresce para cima. Pinheiros, abetos e abetos apresentam um padrão de ramificação torcido, com novos galhos emergindo em um padrão circular a partir de um número limitado de botões próximos à ponta crescente.

Evergreen Leaders

O líder em uma sempre-viva é o caule vertical no topo da árvore, a ponta crescente que naturalmente direciona um novo crescimento para cima. Se na natureza um líder é arrancado ou danificado, o próximo galho jovem mais forte cresce para cima para se tornar o novo líder da árvore. Jardineiros e arboristas podem acelerar esse processo de reparo, fornecendo uma tala temporária para apoiar o novo líder em desenvolvimento e removendo os ramos laterais adjacentes.

Crescimento sempre-verde geral

O crescimento anual de galhos para um pinheiro ou outra conífera ramificada é determinado por brotos pré-formados em brotos ao redor do líder. Pinheiros e coníferas semelhantes geralmente produzem apenas um surto de crescimento a cada ano, quando esses brotos emergem de repente e crescem em caules que "seguem o líder" e produzem a espiral do próximo ano. Nunca corte no centro inativo de um pinheiro ou outro galho de coníferas do tipo espiralado - áreas onde não há agulhas ou folhas - porque não há botões de crescimento e novos galhos não se formam.

Removendo o Líder

Segundo a extensão da Universidade de Idaho, a remoção do líder "reduzirá o espaço entre as espirais do pinheiro, produzindo uma planta mais completa e compacta". Para conseguir isso, corte o líder central em um esboço de 10 ou 12 polegadas, fazendo o corte em um ângulo de 45 graus logo acima de um broto bem formado - de preferência no lado norte da planta. Em seguida, corte a espiral circundante de galhos até que sejam 10 a 20 cm mais curtos que o líder. Para uma árvore piramidal de formato uniforme, poda os galhos laterais de maneira semelhante.

Quando um líder é removido

Conforme explicado no manual de produção de árvores de Natal da Universidade do Estado de Ohio, cortar ou cortar o líder dos escoceses e outros pinheiros incentiva o desenvolvimento de brotos interfasciculares ou dormentes, "brotos minúsculos que ocorrem entre e na base das agulhas". O crescimento e desenvolvimento desses gomos, normalmente controlados e suprimidos pelos gomos terminais e laterais do líder, começam quando o líder é podado. Novos membros que surgem de botões despertados "aumentam muito a densidade da folhagem".

Melhor época para remover um líder

Podar um líder de pinheiro quando a árvore atingir sua altura final. Sem um líder, não vai crescer mais. Remova também os líderes no início da estação de crescimento, para dar brotos inativos a tempo de se transformar em brotos vigorosos - tendo em mente que esses brotos determinam todo o crescimento das brotações para o ano seguinte. Cortar tarde demais na estação também pode causar a morte de membros em pinheiros brancos e outras variedades vulneráveis.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: ARAME QUE CORTA ÁRVORES: nós testamos! (Pode 2024).