Como remover manchas de alvejante de aço inoxidável

Pin
Send
Share
Send

As bancadas de aço inoxidável NC são resistentes e fáceis de limpar, mas evite alvejantes.

Estamos acostumados a pensar no aço inoxidável como impermeável a manchas e corrosão, um metal praticamente indestrutível. Afinal, tem "inoxidável" em seu nome. Mas o aço inoxidável tem suas vulnerabilidades e o alvejante doméstico comum é um deles.

Para entender por que o aço inoxidável e o alvejante não se dão bem, ajuda saber um pouco sobre o que torna o aço inoxidável resistente a manchas de aço inoxidável, realmente - em primeiro lugar. O aço inoxidável é um aço resistente de baixo carbono, ligado a níquel ou manganês, às vezes com outros elementos como molibdênio e titânio, além de um mínimo de 12% de cromo. O níquel ou manganês confere à liga uma estrutura cristalina estável que não é magnética. O teor de cromo é o que confere ao aço inoxidável suas propriedades resistentes à corrosão e manchas.

Crédito: s_tar2014 / iStock / GettyImagesO aço inoxidável deve sua elasticidade ao cromo. Observe o "grão" do acabamento.

O que o torna inoxidável

O cromo no aço inoxidável reage com o oxigênio no ar para formar uma camada fina e invisível de óxido de cromo sobre a superfície do aço. Essa camada, também chamada de camada passiva, protege o teor de ferro do aço inoxidável de reagir aos compostos ácidos ou alcalinos de alimentos comuns ou de oxidar na presença de umidade e oxigênio, como o aço comum. Se riscar ou danificar o cromo, mais uma vez exposto ao oxigênio, repara a camada passiva. Em outras palavras, ele "cura" a si mesmo.

Como o alvejante ataca o aço inoxidável

O alvejante doméstico é uma solução diluída de hipoclorito de sódio, às vezes com outros produtos químicos em pequenas quantidades. Além de seu uso na lavanderia como branqueador, o alvejante é amplamente utilizado como desinfetante eficaz. Quando o alvejante é usado ou derramado em aço inoxidável, no entanto, e deixado lá por qualquer período de tempo, "manchas" cinzas ou acastanhadas podem aparecer na superfície do aço inoxidável. Essas chamadas manchas não são manchas, mas sim corrosão.

O hipoclorito de sódio no alvejante reage com o dióxido de carbono no ar para produzir gás cloro, um poderoso oxidante que irá atacar a maioria dos metais, incluindo a camada de óxido de cromo no aço inoxidável. Uma vez comprometida a camada passiva, o cloro continua atacando o próprio metal. Entender a mancha como corrosão é essencial para corrigir os danos.

Para remover a descoloração, você precisa limpar a corrosão. Como o aço inoxidável não é revestido, mas é o mesmo durante todo o processo, depois de remover a corrosão, a camada de óxido de cromo será reformada e protegerá o acabamento. A abordagem adotada para restaurar a superfície de aço inoxidável ao brilho original dependerá em parte da extensão dos danos.

Sua pia de aço inoxidável é o lugar mais provável para mostrar manchas de água sanitária.

Remoção de pequenas manchas de ferrugem

Coisas que você precisa

  • Bicarbonato de sódio

  • Água

  • Pano macio (a microfibra é melhor)

  • Escova de cerdas macias

  • Esponja macia

  1. Se a mancha de ferrugem for pequena e superficial, faça uma pasta fina de bicarbonato de sódio e água. O bicarbonato de sódio é um abrasivo muito suave e não causará mais danos ao seu aço inoxidável.
  2. Com o pano macio ou pincel, esfregue a pasta de bicarbonato de sódio sobre a mancha, esfregando na direção do grão no acabamento de aço inoxidável. Esfregue até a mancha desaparecer.
  3. Lave a superfície com uma esponja macia ou pano e água.

Remoção de manchas de ferrugem mais extensas

Coisas que você precisa

  • Bicarbonato de sódio

  • Água

  • Escova de cerdas macias

  • Escova de dentes velha

  • Esponja macia

  1. Umedeça a área danificada do seu aço inoxidável. Polvilhe a superfície úmida com bicarbonato de sódio em uma camada uniforme.
  2. Deixe o bicarbonato de sódio repousar na área afetada por cerca de 1 hora.
  3. Polvilhe ou borrife levemente o bicarbonato de sódio com água. Esfregue vigorosamente com a escova macia, mais uma vez trabalhando com o grão do acabamento. Uma escova de dentes velha pode ajudar com manchas problemáticas.
  4. Enxágue e limpe com uma esponja macia e água.

Outra maneira de remover manchas de ferrugem

Se as pastas de bicarbonato de sódio não removerem completamente as manchas de ferrugem, sua próxima alternativa é experimentar um produto de limpeza que use o ácido oxálico como ingrediente ativo. O limpador suave amigo do Bar Keeper é uma escolha popular. Outros produtos de limpeza à base de ácido oxálico também estão disponíveis. Certifique-se de escolher um que não tenha areia.

Coisas que você precisa

  • Produto de limpeza à base de ácido oxálico

  • Esponja macia

  • Luvas de borracha

  1. Seguindo as instruções do fabricante, espalhe o limpador na superfície danificada.
  2. Com a esponja macia levemente umedecida, esfregue o limpador na mancha, movendo a esponja na direção do grão.
  3. Lave a superfície com água e um pano macio.

Pin
Send
Share
Send