Como usar um fogão de barriga de ferro fundido

Pin
Send
Share
Send

Um fogão de ferro fundido é um fogão pequeno, mas poderoso, a lenha e a carvão. Inventado no século 19, continua sendo uma opção popular hoje para aquecer uma casa sem o uso de eletricidade.

Como usar um fogão de barriga de panela de ferro fundido

Anatomia de um fogão potbelly

Um fogão potbelly está na posição vertical e tem um meio redondo e superior e inferior ligeiramente menores. Recebe o nome dessa barriga inchada. O material pesado de ferro fundido retém e irradia calor, possibilitando aquecer uma sala inteira deste modesto fogão.

Um fogão de ferro fundido assenta sobre os pés levantados. Possui uma porta ou gaveta inferior para permitir o acesso à pilha de cinzas. Essa porta também costuma ter uma abertura de ar para permitir que você ajuste a entrada de ar no fogão.

Subindo, você encontrará a barriga redonda do fogão e a porta principal. É aqui que você adiciona sua madeira ou seu carvão para queimar. Esta porta também possui uma ventilação para ajudar a ajustar o fluxo de ar, a fim de produzir um incêndio saudável e quente. A parte superior de um fogão de barriga é geralmente plana e tem uma placa de fogão. Um cano saindo da parte superior do fogão libera fumaça da sua casa.

Por que os fogões de ferro fundido são populares em emergências

Os barrigões são um dos velhos fogões a carvão que você pode imaginar em uma pitoresca escola de um quarto. Então, por que eles continuam populares hoje? Em resumo, eles oferecem excelente eficiência de aquecimento e também fazem um ótimo backup em emergências. Aqui está o porquê:

  • Em uma instalação de emergência, você pode ventilar o tubo para fora de uma janela e embalar o restante espaço aberto com lã mineral.
  • Os fogões a lenha podem queimar carvão ou madeira, para que você possa usar o que estiver disponível.
  • O cooktop fornece uma maneira fácil de preparar alimentos, mesmo quando a energia acaba.

Obviamente, a instalação de um fogão a gás antes de uma emergência significa que você pode desfrutar do seu fogão com a instalação mais segura e também ter tempo de sobra para se sentir confortável em usá-lo.

Como acender um fogo em um fogão de ferro fundido

Agora, a parte divertida: construir o fogo. Comece certificando-se de que a conduta do seu tubo de chaminé esteja aberta. A alça da conduta deve estar reta para cima e para baixo. Em seguida, abra a porta inferior para permitir que o ar flua para a câmara principal e você está pronto para acender um incêndio.

Sempre comece com um fogo a lenha

Independentemente de planejar queimar madeira ou carvão, é necessário começar com um incêndio. Isso ocorre porque o carvão queima a uma temperatura mais alta e é necessário criar um calor sério para que o carvão seja queimado.

Adicione jornal amassado à câmara principal e adicione pequenos paus. Adicione pequenos logs em cima disso. A madeira que você usa deve estar seca, caso contrário não queimará. Usando um fósforo ou um isqueiro, acenda o jornal primeiro. Isso queimará rapidamente e espalhará o fogo para o graveto, que queimará um pouco mais devagar e espalhará o fogo para o tronco principal.

Feche a porta e ajuste as saídas de ar para alimentar o fogo com bastante oxigênio. Feche a porta inferior, mas verifique também se a ventilação está aberta. Verifique o incêndio de vez em quando, adicionando novos logs quando necessário. Adicione carvão, se desejado, assim que o registro principal começar a queimar.

Considerações sobre segurança do fogão

Verifique sempre se a conduta está aberta. Uma combustão fechada envia fumaça diretamente para sua casa. A inalação de fumaça pode dominá-lo rapidamente. Fique seguro e sempre verifique sua conduta.

Instale o fogão sobre uma superfície não inflamável e uma lareira, como um tijolo, para reduzir o risco de brasas voadoras causarem um incêndio.

Se você mesmo instalar o tubo de chaminé, siga os planos detalhados para garantir que ele seja ventilado adequadamente e que a parede fique isolada do calor.

Pin
Send
Share
Send