Como descobrir a porcentagem de queda em um cano de esgoto

Pin
Send
Share
Send

A "queda" de um tubo de esgoto é definida como a distância vertical pela qual uma extremidade (ou uma extremidade de uma seção) do tubo cai em relação à outra. Pode ser expresso em porcentagem quando dividido pelo comprimento do tubo. Esta é a inclinação do tubo, ou gradiente. Os dois termos são normalmente usados ​​de forma intercambiável nos canteiros de obras, o que pode causar alguma confusão. Descobrir essa porcentagem é muito fácil matematicamente, mas requer um pouco de trabalho para obter os números necessários.

Os esgotos precisam de queda suficiente para que a água flua, mas não tanto que entupam.

Passo 1

Desça até o cano de esgoto em cada extremidade da seção cuja porcentagem de queda você deseja medir.

Passo 2

Estabeleça uma altura da linha de base para medir. A maneira mais fácil de fazer isso é martelar estacas de madeira no chão em cada extremidade do tubo, amarrar uma corda e torná-la esticada entre elas. Defina um nível de corda na corda e martele as estacas até que a bolha do nível mostre que a corda está perfeitamente nivelada.

Etapa 3

Meça a distância da parte superior de cada extremidade do tubo até a corda acima dele. Subtraia a menor distância da maior. Esta é a queda vertical do tubo.

Passo 4

Meça o comprimento do tubo.

Etapa 5

Divida a queda vertical do tubo pelo comprimento do tubo e multiplique o resultado por 100 para encontrar a porcentagem. A queda e o comprimento precisam estar nas mesmas unidades (pés ou polegadas) para que isso funcione. Por exemplo, se o cano caiu um pé e tinha 50 pés de comprimento, você divide 1 por 50 para obter 0,02. Multiplicado por 100, isso se torna 2%, que é a sua inclinação ou gradiente.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO CALCULAR A QUEDA DO CANO DE ESGOTO E CHUVA USANDO UMA LINHA - DICA INFALÍVEL E FÁCIL DE USAR (Abril 2024).