Que tamanho de conduíte e fio você usa em um serviço de 100 A?

Pin
Send
Share
Send

Quando se trata de realizar trabalhos elétricos em sua casa, a segurança ocupa um lugar na frente. Se você instalar fios muito pequenos para lidar com suas cargas com segurança, eles superaquecerão rotineiramente e poderão causar um incêndio. Em linhas grandes que carregam 100 amperes, erros dessa natureza podem se tornar mortais. Antes de executar qualquer trabalho elétrico dessa natureza, certifique-se de usar o fio de bitola correto.

Crédito: Jupiterimages / Photos.com / Getty Images Sempre desligue a energia antes de trabalhar em um painel de serviço.

Sub-painéis

Na maioria dos lares, você verá apenas um serviço de 100 A nos painéis de serviços secundários, geralmente chamados de "subpainéis". Muitas casas têm um painel de serviço principal que se alimenta de conexões municipais e um ou mais painéis secundários que se alimentam da casa principal. Quando se trata das linhas que conectam os painéis mestre e secundário, onde a linha comporta até 100 ampères completos, use um cabo elétrico revestido não metálico de bitola 2. O cabo deve conter um ou dois fios quentes, dependendo de suas necessidades, um fio neutro e um fio terra. Cada fio deve ter tamanho de bitola 2. A bainha em si geralmente tem uma cor amarela padronizada.

Comprimento do fio

A questão de qual fiação do medidor usar também depende do comprimento da fiação. Os fios elétricos têm resistência, que consome corrente. Os fios mais longos têm mais resistência simplesmente porque são mais longos e precisam consumir mais energia na fonte para que a quantidade correta de energia alcance as tomadas. Se você planeja passar o cabo por mais de 6 metros, considere mudar para um fio de bitola 1.

Maior é melhor

Quando se trata de uma linha de 100 A e você se encontra na margem entre dois tamanhos de bitola, erre no lado da cautela. Se você usar um medidor muito grande, gastará um pouco mais de dinheiro do que precisava. No entanto, se você usar um medidor pequeno demais, os circuitos terão um desempenho ruim e você corre o risco muito sério de incêndio elétrico.

Precauções

Ao executar trabalhos elétricos, especialmente em um painel de serviço, sempre desligue a energia mais acima na linha. Pode ser necessário ligar para a empresa de serviços públicos para que eles desliguem sua energia nas conexões. Após concluir qualquer trabalho elétrico envolvendo linhas de 100 A, solicite uma inspeção por um eletricista licenciado.

Pin
Send
Share
Send