O solo de argila é ácido?

Pin
Send
Share
Send

De um modo geral, não é necessariamente mais ácido que o solo arenoso ou argiloso. "" define a textura do solo, não seu nível de pH ácido ou alcalino. No entanto, solo argiloso age ácido de várias maneiras, mesmo quando não é realmente ácido, e há alguns casos em que as duas propriedades estão conectadas.

Propriedades do pH

O poder do hidrogênio, ou pH, mede se um líquido é um ácido ou uma base, determinando quantos átomos de hidrogênio possui. Substâncias com muito hidrogênio, como ácido da bateria, vinagre ou suco de limão, são muito ácidas e têm baixo número de pH, de 6 a 1. Substâncias com menos íons hidrogênio, como bicarbonato de sódio ou alvejante, são mais básicas ou alcalinas e meça de 8 a 15 na escala. A água é neutra e tem um pH de 7.

Propriedades do solo argiloso

O solo argiloso tem pequenas partículas de sujeira que se unem quando estão úmidas, formando uma bola firme quando você aperta a terra úmida em sua mão. A natureza densa de o solo contém água e nutrientes nele por períodos mais longos do que o solo arenoso, onde nutrientes e água fluem rapidamente pelo solo. Como resultado do escoamento da água, as plantas em solo argiloso têm mais chances de absorver água e nutrientes do que as plantas que crescem em solo arenoso.

Os cientistas do solo medem minerais no solo, ácidos e básicos, usando um número de capacidade de troca catiônica ou número CEC. O número mede a capacidade do solo para reter minerais observando a carga elétrica das moléculas e átomos dos minerais.

Por que a argila parece mais ácida

A relação entre solo argiloso e CEC sugere que o solo argiloso é ácido. Esse pode ser o meu caso normalmente em algumas áreas, mas nem sempre é verdade.

  • O solo argiloso tem uma contagem CEC mais alta que o solo arenoso, o que significa que mais capacidade reter íons hidrogênio, mas não necessariamente contém íons hidrogênio suficientes para torná-lo sempre ácido.
  • O solo argiloso requer menos produtos químicos para diminuir o pH do que o solo arenoso, fazendo com que pareça mais ácido. Mas a quantidade de aditivos tem mais a ver com os produtos químicos que atravessam o solo do que com o pH do solo, para começar.
  • Áreas com muita chuva freqüentemente têm solo ácido, às vezes devido à chuva ácida, e também tendem a ter solo argiloso. Mas, embora sejam características típicas, a textura e o pH não necessariamente têm uma relação de causa e efeito.

Pin
Send
Share
Send