Como conectar uma tomada de 220 Volts a 20 Amp

Pin
Send
Share
Send

A maioria dos aparelhos que usam energia de 220 volts consome 30 amperes ou mais de corrente, mas alguns, como pequenos aparelhos de ar condicionado, certas ferramentas elétricas e alguns utensílios de cozinha, consomem apenas 20 amperes. Se você precisar instalar uma tomada de 20 A, 220 volts, equivalente a uma tomada de 230, 240 ou 250 volts, precisará familiarizar-se com a fiação de 220 volts. Difere da fiação de 110 volts, exigindo um fio quente extra que deve ser conectado a um disjuntor separado, acoplado ao disjuntor que controla o outro fio quente.

Como conectar uma tomada de 220 Volts a 20 Amp

Embora o procedimento de fiação para uma tomada de 220 volts seja direto, considere contratar um eletricista para instalar os disjuntores do circuito. Trabalhar no painel do disjuntor é perigoso e você pode sofrer um choque fatal se sua ferramenta escorregar ou tocar em algo que não deveria. O trabalho de instalar o disjuntor inclui conectar os fios do circuito.

Como é uma saída de 20 A e 220 V?

Uma tomada de 220 volts e 20 amp parece uma de 110 volts, mas com uma diferença fundamental. Ele tem três slots, incluindo um semicircular para o pino de aterramento, mas os outros dois slots não são verticais - são horizontais. No lado da tomada, você verá dois parafusos de conexão. Ambos são de latão, o que significa que são para fios quentes. Um circuito de 220 volts não precisa de um fio neutro. Normalmente, é fornecido um neutro em tomadas com classificações de corrente maiores para alimentar dispositivos auxiliares de 110 volts, como relógios e cronômetros, mas um plugue de 20 A não precisa dessa funcionalidade.

Escolhendo o cabo para uma tomada de 20 A, 220 volts

Você precisa de um cabo de bitola 12 para um circuito de 20 A, independentemente de o circuito ser de 110 ou 220 volts. Você não usará um fio neutro; portanto, o cabo deve ter apenas dois fios quentes, vermelhos e pretos, e um fio terra desencapado. Talvez você não consiga encontrar cabos que atendam a essas especificações, então você tem duas opções. Uma é comprar um cabo de três condutores 12 AWG e simplesmente não usar o fio branco. A outra é usar um cabo convencional de bitola 12 e condutor com aterramento e marcar o fio branco nas duas extremidades com tinta vermelha para indicar que é um fio quente.

Passe o cabo entre a caixa de saída e o painel. Pode ser um trabalho fácil ou mais desafiador, dependendo da duração da execução e do número de andares entre o painel e a tomada. Na maioria dos casos, é melhor passar o cabo lateralmente pelo porão ou rastejar e alimentá-lo verticalmente através da parede até a tomada. Toda a fiação de 220 volts é de um disjuntor dedicado, o que significa que você não pode conectar-se a outro circuito.

Fiação de um plugue 220

No painel, os dois fios quentes devem ser conectados a um disjuntor de dois polos, de 20 A, e o fio neutro deve ser conectado ao barramento neutro. Depois que você (ou um eletricista contratado) terminar isso, mantenha o disjuntor desligado até terminar de ligar a tomada. Não há problema em conectar primeiro a tomada e depois ligar o disjuntor, se preferir.

Conecte os fios quentes aos dois parafusos de latão do terminal. Os fios são intercambiáveis, para que você possa conectar qualquer um dos parafusos. Para fazer uma conexão segura, retire 1/2 polegada da extremidade de cada fio e dobre-o no sentido horário antes de prendê-lo ao parafuso. Dessa forma, o parafuso puxará o fio em direção ao terminal quando você apertar o parafuso. Se você dobrar o fio para o outro lado, apertar o parafuso forçará o fio a sair do terminal.

Quando os dois fios quentes estiverem conectados, conecte o fio terra ao parafuso de aterramento verde e, em seguida, empurre os fios na caixa e aparafuse a tomada na caixa. Finalize instalando uma placa de cobertura.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: como instalar tomada 20 amperes da forma correta (Abril 2024).