Diferença entre lâmpada diurna e espectro total

Pin
Send
Share
Send

Os termos "lâmpada de luz do dia" e "lâmpada de espectro completo" são frequentemente usados ​​de forma intercambiável e, a partir da publicação, não há regulamentos sobre o uso específico dos termos. Embora os dois termos possam ser usados ​​para representar a mesma lâmpada, às vezes chamada de "lâmpada de espectro completo da luz do dia", cada termo se concentra em um aspecto diferente das características da lâmpada.

As lâmpadas da luz do dia oferecem o mesmo intervalo de ondas de luz que a luz do sol.

Termos

"Espectro total" descreve a capacidade de uma lâmpada emitir luz que contém todas as cores do espectro de iluminação. No entanto, é um termo de marketing e não uma descrição técnica; portanto, cada fabricante decide exatamente o que constitui um espectro completo. O termo foi usado pela primeira vez nos anos 60 pelo Dr. John Ott. Segundo sua definição, uma fonte de luz de espectro completo continha comprimentos de onda de luz visíveis e invisíveis. As lâmpadas diurnas foram desenvolvidas com base na necessidade de simular a luz do dia por motivos de saúde em pessoas que não tiveram exposição ao sol, como militares em submarinos da Marinha e astronautas no programa espacial.

Tipos

As lâmpadas fluorescentes de espectro total - o tipo originalmente desenvolvido - não apresentam os diferentes comprimentos de onda do espectro uniformemente. Os gráficos de suas saídas mostram picos em várias temperaturas de cor, enquanto a luz natural do dia mostra mais uma curva de sino em um gráfico. Os fabricantes de lâmpadas se concentraram em recriar até mesmo a representação do espectro em suas lâmpadas, comercializando-as como lâmpadas de luz do dia, em vez de espectro total. Um dos métodos principais para fazer isso foi passar de luminárias fluorescentes para luminárias à base de tungstênio e, posteriormente, luminárias de halogênio.

Temperatura de cor

A temperatura da cor é uma medida da cor de uma luz com base na maneira como o calor afeta a cor. É medido em graus Kelvin. Esse sistema pode ser confuso, pois quanto maior a temperatura em graus Kelvin, mais fria a cor da luz. Números mais baixos na escala representam amarelos e laranjas, enquanto números mais altos representam azuis. A luz do dia natural está no extremo azul do espectro em aproximadamente 5.500 graus Kelvin, e as lâmpadas diurnas fabricadas têm temperaturas de cor na faixa de 5.500 a 6.500 graus Kelvin. As lâmpadas de espectro total podem ou não usar essa faixa de temperatura de cor. Quando o fazem, costumam ser chamados de "luz do dia equilibrada".

Espectro Invisível

Além do espectro de cores visível que vai dos amarelos e vermelhos quentes aos azuis e roxos frios, existem comprimentos de onda invisíveis da luz na extremidade quente, denominada infravermelho (IR), e na extremidade fria, chamada ultravioleta (UV). ) Ambos os comprimentos de onda podem causar danos na forma de problemas médicos, incluindo câncer de pele, mas também têm benefícios, incluindo o possível fortalecimento do sistema imunológico e ajudam o corpo a absorver a vitamina D. Os fabricantes de lâmpadas de espectro total geralmente tentam manipular seus produtos 'saídas nesses extremos do espectro, eliminando completamente os elementos IR e UV ou incorporando apenas as faixas benéficas desses comprimentos de onda. As lâmpadas diurnas são menos propensas a modificar os comprimentos de onda invisíveis e podem emitir comprimentos de onda UV e IR benéficos e prejudiciais.

Preço

As lâmpadas comercializadas como espectro completo e luz do dia são mais caras que as lâmpadas comuns, mesmo lâmpadas que compartilham as mesmas propriedades de saída de luz, mas simplesmente não usam os termos de marketing de espectro completo ou luz do dia. As lâmpadas de espectro total, quando compradas como unidades únicas, podem custar até 10 vezes mais do que uma lâmpada de tungstênio padrão. As lâmpadas diurnas custam cerca de metade do preço das lâmpadas de espectro total.

Pin
Send
Share
Send