Quais produtos químicos estão no Windex?

Pin
Send
Share
Send

Windex é um produto comercial usado para limpar vidro e outras superfícies. Conhecida por sua cor azul exclusiva e fragrância semelhante a amônia, a popularidade do produto levou o nome da marca a ser comumente usado para se referir a qualquer marca de limpador de janelas. Inventado em 1933, o produto original era altamente combustível e teve que ser completamente reformulado. Desde então, o produto passou por várias "melhorias", com a fórmula atual sendo uma versão mais ecológica de seus antecessores.

Fórmula antiga

Em 1933, Harry R. Drackett inventou o limpador de janelas Windex. O produto original era uma mistura de solventes altamente inflamáveis ​​que precisavam ser vendidos em latas de metal. No final da Segunda Guerra Mundial, surfactantes foram introduzidos à população em geral. Um surfactante é um composto que pode ser dissolvido em solventes orgânicos e em água, permitindo que a fórmula seja 'diluída' durante a reformulação.

Uma fórmula antiga de Windex continha água, álcool isopropílico (um solvente altamente inflamável), etileno glicol (outro solvente, não tão eficaz), sulfato de louro (um surfactante que atrai a sujeira, impedindo-a de se depositar uma vez removido) e amônia (uma base forte usada para dissolver compostos orgânicos, como graxa). Essa fórmula era barata de fabricar e segura de usar, permitindo que a empresa mudasse para os frascos transparentes mais atraentes com acessórios de spray convenientes.

Nova fórmula

Windex não é mais apenas um limpador de vidro. Agora existe um produto Windex projetado especificamente para limpar todas as superfícies da sua casa. Mas a velha garrafa azul ainda é a primeira coisa que as pessoas pensam quando você diz Windex, e por boas razões. Os produtos químicos do Windex trabalham para limpar o vidro sem deixar riscos visíveis e limpar com segurança uma variedade de superfícies. Popular como o Windex, a fórmula antiga e confiável foi ajustada para torná-la mais ecológica. De acordo com as fichas de segurança e dados de materiais do Windex azul original, a nova fórmula ecológica contém os seguintes ingredientes: isopropanol, 2-butoxietanol, etileno glicol éter n-hexílico, água, fragrância e corante azul.

Isopropanol

O isopropanol ou o álcool isopropílico sempre foi um componente importante da fórmula química Windex. Este líquido altamente inflamável é barato, amplamente disponível e relativamente não tóxico. Dissolve uma vasta gama de compostos e seca rapidamente sem deixar marcas. É bom para remover tudo, desde resíduos de cola até impressões digitais.

2-Butoxietanol

Embora usado principalmente para remover tinta, o 2-butoxietanol é encontrado em uma ampla variedade de produtos de limpeza. Este líquido incolor tem um aroma doce e é valorizado por sua capacidade de dissolver coisas como espuma de sabão, tinta, graxa e óleo. Embora seja um componente relativamente novo da fórmula química Windex, é popular há anos em produtos de limpeza de quadro branco, soluções de limpeza a seco e dispersantes de derramamento de óleo.

Éter n-hexílico de etileno glicol

O etileno glicol faz parte da fórmula Windex há algum tempo. Este produto químico funciona como solvente, surfactante e detergente. Isso significa que ele dissolve a sujeira e a sujeira e ajuda a evitar que ela recue no vidro depois de quebrado.

Água

A água é conhecida como solvente universal, é muito eficaz para dissolver muitos tipos de coisas. A adição de água à fórmula química foi fundamental para o sucesso do Windex, pois tornou o produto menos volátil, seguro e fácil de usar.

Aviso

Embora a MSDS dê ao Windex uma classificação geral de risco baixa, pode causar uma irritação menor nos olhos e no sistema respiratório. Se o produto entrar em contato com os olhos, lave imediatamente com água. Se o cheiro estiver lhe incomodando, abra uma janela ou saia para tomar ar fresco. Se ocorrer ingestão acidental, ligue para o Centro de Controle de Envenenamentos do número 911 para obter assistência imediata.

Pin
Send
Share
Send