Noções básicas sobre trocadores de ar

Pin
Send
Share
Send

Um trocador de ar residencial é basicamente um sistema que move o ar externo fresco para dentro da casa, ao mesmo tempo em que esvazia o ar interno obsoleto para o exterior. A vantagem é a mesma que abrir as aberturas de ventilação do seu carro - para substituir o ar viciado pelo ar fresco. Se o seu sistema HVAC não faz nada além de soprar o mesmo ar interno obsoleto, sua casa permanece cheia de poeira e outras impurezas, o que documentou consequências para a saúde. A EPA recomenda que os danos à saúde causados ​​pela respiração de ar velho e empoeirado sejam cumulativos.

O valor da tecnologia do trocador de ar tornou-se mais crítico à medida que a construção de casas se tornava cada vez mais estanque ao ar devido aos esforços para evitar a perda de energia. Casas antigas com muitas lacunas e rachaduras realmente não precisam de um trocador de ar, mas em casas modernas e à prova de ar, um trocador de ar pode ser mais do que apenas uma boa idéia - pode ser necessária tecnologia.

Entre outras virtudes, os trocadores de ar podem ajudar a controlar o molde. Quando a casa é selada para reter o calor no inverno e o ar fresco no verão, a umidade não tem para onde ir. À medida que a umidade aumenta, a condensação se acumula e promove o crescimento de fungos. Os esporos são reciclados através do sistema de aquecimento e causam alergias, problemas respiratórios e coisas piores. Você pode evitar isso abrindo as janelas, mas isso anula o objetivo do sistema de aquecimento, assim como abrir as janelas do carro torna o aquecedor do carro menos eficaz. Um trocador de ar fornece ar fresco sem direcionar sua conta de aquecimento e resfriamento para a estratosfera. Eles conseguem isso integrando alguma forma de tecnologia de recuperação de calor junto com a troca de ar.

Como funcionam os trocadores de ar

crédito: Dun-Rite O ventilador VacOne sopra o ar viciado do lado de fora, enquanto outro ventilador sopra ar fresco na casa.

Um trocador de ar é basicamente uma caixa com duas portas de entrada e duas portas de saída. Dentro da caixa, um ventilador aspira o ar viciado da casa por uma das portas de entrada e o esgota para o exterior através da porta de saída correspondente. Enquanto isso, um segundo ventilador aspira ar fresco ao ar livre através de outra porta de entrada e o envia para o sistema de dutos HVAC da casa através da saída correspondente.

Alguns sistemas usam os dutos e registros de aquecimento e refrigeração existentes na casa. Nesses sistemas, o ar fresco passa pelo sistema real de aquecimento e refrigeração. Outros sistemas são independentes do sistema de aquecimento e refrigeração existente e requerem a instalação de dutos dedicados.

Trocadores de ar também trocam calor

Os trocadores de ar normalmente incluem algum tipo de sistema de troca de calor, pelo qual o calor do ar quente interno que está sendo exaurido é transferido para o ar fresco que é enviado de volta pela casa. Uma maneira de conseguir isso é usar cilindros de aço concêntricos. À medida que o ar quente da casa passa pelo (s) cilindro (s) interno (s), irradia calor para o cilindro externo que está simultaneamente transportando ar de volta para a casa. A troca de calor também pode ser realizada com estruturas de chapas e aletas semelhantes aos radiadores de automóveis.

Um trocador de calor recircula o ar quente de volta para a casa.

Um trocador de calor é, portanto, um recurso importante que economiza energia, extraindo o calor do ar interno obsoleto antes de ser expelido para o exterior. A capacidade de troca de calor também pode ajudar com os custos de resfriamento no verão, extraindo calor do ar e enviando-o diretamente para o exterior. A maioria dos trocadores de calor possui interruptores que permitem ao sistema manter o calor em ambientes fechados ou facilitar a ventilação rápida para o exterior.

Benefícios pessoais de saúde de um trocador de ar

A troca de ar elimina poluentes, como fumo passivo e COV da tinta, produtos de limpeza e carpetes sem gases. Também ajuda a controlar a umidade. Os benefícios desse sistema incluem:

  • Um ambiente sem odor
  • Risco reduzido de doenças respiratórias e doenças mais graves
  • Uma diminuição no crescimento de mofo e bolor
  • Um ambiente de vida mais seco e confortável

Além de estar cheio de COV não saudáveis ​​e causadores de odor, o ar interno geralmente está cheio de pêlos de animais, ácaros, pólen e outros alérgenos. Se você tem alergias, a última coisa que você quer fazer é reciclar esse ar continuamente pela casa. Embora o ar externo também possa conter alérgenos, ele geralmente está em uma concentração mais baixa, e o sistema de troca de ar geralmente os filtra.

Sua casa também se beneficia

Sua casa não gosta de ar úmido e você está constantemente produzindo mais tomando banho, usando a secadora e a lava-louças e operando qualquer aparelho que queime propano ou gás natural. A umidade deteriora a pintura, promove mofo e fungos que causam podridão da madeira e torna sua casa mais vulnerável a infestações por pragas. Esta é uma das razões pelas quais sua casa vai adorar um trocador de ar. E há outro:

Uma troca ou ar contínuo equilibra a pressão do ar entre o interior e o exterior da sua casa. Em uma casa selada sem um sistema de troca de ar, uma das duas coisas pode acontecer:

  • A pressão interna pode ser maior do que a pressão externa, que sutilmente tritura poeira e outros poluentes nas paredes e tetos, descolorindo a tinta e fixando odores nos materiais.
  • A pressão externa pode ser maior que a pressão interna, o que cria a possibilidade de retrocessos do seu fogão a lenha ou lareira. Esse tipo de desequilíbrio de pressão também força o ar externo através de rachaduras e lacunas nas paredes e aumenta sua conta de aquecimento.

Todos os trocadores de ar são projetados especificamente para equilibrar a pressão do ar; portanto, se você tiver um, suas paredes permanecerão mais limpas e sua lareira funcionará melhor. Além disso, você estará mais confortável e poderá respirar mais livremente.

Pin
Send
Share
Send