Você pode colocar calafetagem nova sobre calafetagem antiga?

Pin
Send
Share
Send

A calafetagem é uma maneira relativamente fácil e barata de economizar dinheiro, energia e meio ambiente. Também protege contra vazamentos de água e ajuda a impedir o crescimento de fungos. Se você estiver calafetando pela primeira vez, é um processo simples de lacrar lacunas entre os lugares onde o ar e / ou a água possam escapar, como caixilhos de janelas e portas e bordas na parte superior do balcão. Mas se você já possui calafetagem, pode ser necessário removê-lo antes de aplicar o novo.

Crédito: kimkole / iStock / GettyImagesPode você colocar calafetagem nova sobre calafetagem antiga?

Calafetar acrílico vs. silicone

A maioria das calafetagens em casa usa calafetar acrílico ou silicone. O melhor tipo de calafetar depende do que (e onde) você está calafetando. O calafetar em acrílico é fácil de usar, rápido para limpar e fornece uma vedação perfeita. Ele não repele a umidade e funciona bem para aplicações de pintura quando você preenche lacunas entre paredes, teto e acabamentos em madeira. No entanto, ele pode encolher e rachar com o tempo, criando pequenos espaços para que o ar, a umidade e a água passem. O silicone é mais flexível e impermeável, e não encolhe ou racha, por isso é uma opção melhor para calafetar em torno de banheiras, chuveiros e pias. No entanto, suas propriedades repelentes à umidade tornam o silicone inadequado para aplicações de pintura.

Remoção de calafetagem antiga

Se o seu velho calafetar for de silicone, talvez seja melhor removê-lo. Nada adere ao silicone (nem mesmo o próprio silicone). Use um removedor de silicone ou uma ferramenta raspadora de lâmina de barbear para remover cuidadosamente o calafetar antigo. Se você usar removedor de silicone, siga as instruções de uso descritas no recipiente. Se você usar uma ferramenta de barbear, segure-a em um ângulo baixo e empurre-a suavemente para cortar o calafetar. Se o calafetar foi aplicado recentemente e é acrílico, tente amolecê-lo com álcool isopropílico (mas tome cuidado para não colocar álcool na superfície não vedada).

Quando todo o calafetar velho se for, limpe completamente a área com um limpador doméstico, álcool ou escova de aço, aspire se necessário e limpe com um pano limpo. A área deve estar completamente limpa, seca e livre de todos os vestígios de graxa, sujeira e produto químico antes de aplicar o novo calafetar.

Calafetar novo sobre calafetar velho

Nem sempre é necessário remover o calafetar antigo antes de aplicar o novo. Você pode aplicar um cordão mais largo de novo calafetar, que cubra o cordão antigo e grude nas superfícies não vedadas dos dois lados. Limpe a superfície do cordão e as áreas circundantes com álcool para eliminar o máximo de óleo possível. Teste uma área pequena com o cordão mais largo de calafetar para garantir que grude bem. (Se o óleo ainda persistir no calafate antigo, o novo calafetar não grudará.) Aplique uma camada mais larga de calafetar novo com uma pistola de calafetagem, certificando-se de que adere às superfícies dos lados do calafate original.

Pin
Send
Share
Send